Edição 390 | 30 Abril 2012

Redação

As mutações do mundo do trabalho no mundo contemporâneo são um tema que perpassa a trajetória da revista IHU On-Line. O material publicado constitui uma instigante fonte de pesquisa e contribui para todos/as aqueles/as que lutam pela emancipação dos/as trabalhadores/as. Por ocasião do 1º de maio deste ano, oferecemos a nossos/as leitores/as mais uma edição que descreve e debate as grandes e importantes características das mutações do mundo do trabalho, hoje.

Contribuem no debate José Dari Krein, professor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho, da Unicamp, o diretor-técnico do Dieese e professor na PUC-SP, Clemente Ganz Lucio, o professor na Universidade Federal Fluminente – UFF, Fernando Augusto Mansor de Mattos, a professora e pesquisadora da Unicamp, Márcia de Paula Leite; o economista, professor da Unicamp e presidente do IPEA, Márcio Pochmann, o advogado, bancário e secretário da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Miguel Pereira; e a diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Ana Tércia Sanches. Também publicamos um artigo de Cesar Sanson, professor da UFRN, e depoimento de José Alencar Ponciano Pereira, mais conhecido como Dico, que é presidente de Associação de Trabalhadores Urbanos de Resíduos Orgânicos e Inorgânicos – Aturoi, de São Leopoldo, RS.

A edição desta semana conta igualmente com uma entrevista ao professor da Universidade de Grenoble, Bernard Miège, sobre as tecnologias da informação e da comunicação.

Castor Bartolomé Ruiz, professor nos cursos de graduação e pós-graduação em Filosofia da Unisinos, reflete, em artigo inédito, sobre a subversão provocada pela política moderna entre poder e vida humana.

“Mídia revista investe na segmentação de mercado para sobreviver” é o título do artigo de Sérgio Mattos, professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB.

A todas e a todos uma boa leitura, uma ótima semana e Viva o Dia dos Trabalhadores e das Trabalhadoras!