Edição 388 | 09 Abril 2012

Rio+20 e a economia de baixo carbono

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Graziela Wolfart

Quais têm sido as expectativas do povo brasileiro em relação à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a chamada Rio+20? Como estamos nos preparando para este importante evento e o que pensar sobre os temas que serão debatidos na cidade do Rio de Janeiro de 20 a 22 de junho de 2012?

É justamente no intuito de fomentar essa reflexão que estará na Unisinos, no próximo dia 11 de abril, quarta-feira, o economista e professor da USP, Ricardo Abramovay, que falará sobre a “Rio+20 e a transição para uma economia de baixo carbono”.

A atividade acontece das 19h30min às 22h, no auditório Bruno Hammes (Unisinos), e integra o Ciclo de Palestras: Rio+20 – desafios e perspectivas, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU. O evento busca debater e refletir sobre os desafios e as perspectivas que a Rio+20 traz de avanços para o Planeta rumo a uma economia verde e de baixo carbono.

Em entrevista concedida à IHU On-Line em dezembro do ano passado, na ocasião da edição especial preparada para a Conferência Rio+20 – intitulada Rio+20. Desafios e perspectivas, disponível em http://bit.ly/rKMxD7) –, Ricardo Abramovay considera que o evento tem chance de cumprir o que promete. “Mas essa promessa está muito aquém do mínimo necessário para se enfrentar os grandes problemas do século XXI”, critica. Segundo ele, “colocar a economia verde no centro significa convidar os tomadores de decisão econômica a ocupar o centro do debate e convidá-los a alterar a maneira como usam os recursos sobre os quais têm poder”. Ele constata que “enquanto a luta contra a desigualdade não se vincular ao estabelecimento de limites no uso dos materiais, da energia, da ocupação do espaço carbono, ela nada mais será que a expectativa irrealista de melhorar a vida dos pobres sem tocar no padrão de consumo e no poder dos que se encontram no alto da hierarquia social”.

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável: Rio+20 visa renovar o engajamento dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta. Tem por objetivo debater a contribuição da “economia verde” para o desenvolvimento sustentável e a eliminação da pobreza, com foco sobre a questão da estrutura de governança internacional na área do desenvolvimento sustentável. A Rio+20 insere-se, assim, na longa tradição de reuniões anteriores da ONU sobre o tema, entre as quais as conferências de 1972 em Estocolmo, Suécia, e de 2002, em Joanesburgo, África do Sul.
Os dois temas em foco na Conferência serão: (a) uma economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e (b) o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

Para saber mais sobre o evento preparatório que acontece na Unisinos, acesse http://bit.ly/wh2tt8.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição