Edição 388 | 09 Abril 2012

Destaques On-Line

IHU On-Line

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 02-04-2012 a 09-04-2012

Porto de Açu e os equívocos da desapropriação de terras
Entrevista especial com Ana Maria Costa, assistente social, professora na Universidade Federal Fluminense – UFF
Confira nas Notícias do Dia de 02-04-2012
“A instalação do Complexo Industrial Porto do Açu provocará impactos diretos em 32 municípios de Minas Gerais e Rio de Janeiro por serem cortados pelo mineroduto. Porém, seguramente os mais impactados serão Campos dos Goytacazes e São João da Barra”.

Os desafios do Direito no século XXI
Entrevista especial com Álvaro Pires, professor da Universidade de Ottawa, Canadá
Confira nas Notícias do Dia de 03-04-2012
O Direito precisa repensar os conceitos e princípios que determinam as penas, frisa o docente. Segundo Pires, os princípios que determinam a atuação do Direito Penal “foram construídos nos séculos XI, XII e XIII. Quer dizer, são anteriores às ciências humanas”.

Barra Grande: hidrelétrica gaúcha abastece mineradoras
Entrevista especial com o biólogo Eduardo Luis Ruppenthal
Confira nas Notícias do Dia de 04-04-2012
A energia gerada por Barra Grande atende especialmente aos interesses das empresas mineradoras que exportam minério in natura para o exterior. “Toda essa energia é destinada para as unidades mineradoras, principalmente as que estão em Minas Gerais e Poço de Caldas”, informa.

Lixo urbano: um desafio ambiental
Entrevista especial com Eleusis Di Creddo, engenheiro civil
Confira nas Notícias do Dia de 05-04-2012
“Hoje se composta 1% do que se gera, e se recicla 0,8%. São números muito vergonhosos para o Brasil”, constata o engenheiro civil.