Edição 387 | 26 Março 2012

Destaques On-Line

IHU On-Line

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 20-03-2012 a 26-03-2012

Complexo do Açu e a exportação de commodities: “Continuaremos vivendo como se nunca tivéssemos saído do século XVI”
Entrevista especial com Marcos Pedlowski, geógrafo e professor do Laboratório de Estudos do Espaço Antrópico do Centro de Ciências do Homem da Universidade Estadual do Norte Fluminense
Confira nas Notícias do Dia de 20-03-2012
A maior obra portuária das Américas, o Complexo Portuário-Industrial de Açu – CPIA, será construída no V Distrito de São João da Barra, RJ, mas o projeto centrado na exportação de commodities e minérios desconsidera elementos cruciais no que se refere à questão ambiental e social.

Complexo hidrelétrico do rio Madeira: “A energia gerada pelas usinas não se destina à região”
Entrevista especial com Ari Miguel Teixeira Ott, professor da Universidade Federal de Roraima
Confira nas Notícias do Dia de 21-03-2012
De acordo com o pesquisador, “a tecnologia usada no complexo do Madeira, com geradores de tipo bulbo, nunca foi utilizada em larga escala. Nesse sentido, é uma tecnologia experimental”.

Chiquitanos e a busca pelo território
Entrevista especial com Aloir Pacini, antropólogo, professor da Universidade Federal de Mato Grosso
Confira nas Notícias do Dia de 22-03-2012
Os estados nacionais foram construídos desconsiderando as culturas indígenas. Tal processo histórico mal resolvido gera conflitos até hoje porque os territórios tradicionais de diversas etnias indígenas ainda não foram demarcados, caso dos chiquitanos.

Os jovens e a construção da autonomia. Um desafio
Entrevista especial com Hilário Dick, padre jesuíta, coordenador do Observatório Juvenil do Vale/Unisinos
Confira nas Notícias do Dia de 23-03-2012
A Igreja precisa possibilitar e incentivar a construção da autonomia. É a partir dessa percepção que o entrevistado critica as práticas da Igreja e sua relação com a juventude. A Jornada Mundial da Juventude – JMJ, por exemplo, tem uma pedagogia que não conduz “à transformação social” e tampouco possibilita o protagonismo juvenil na Igreja.