Edição 196 | 18 Setembro 2006

IHU: um grande canal de conhecimento e reflexão

IHU Online

A partir de hoje, 16-9-2006, a página do Instituto Humanitas Unisinos na internet entra no ar com novo estilo. A mudança se dá em meio às comemorações do ano jubilar inaciano e dos 5 anos do IHU. Tudo ainda está em processo experimental, mas dentro de uma semana o novo site já deverá estar o mais completo possível.

A nova página foi reformulada numa construção conjunta entre a equipe do IHU, o setor de Marketing da Unisinos e a empresa Worbi, de Porto Alegre.
Para falar sobre a nova página e sobre o conceito do novo layout, a IHU On-Line ouviu o sócio da Worbi, Ricardo Abel, a publicitária da Worbi, Rosana Reischack, e Ângela Rahde e Julie Reichert do setor de Marketing da Unisinos.

Segundo Rosana Reischak, gerenciar o projeto do site do IHU foi, com certeza, uma experiência única e gratificante. “Fomos acolhidos como membros de uma família e não somente como um prestador de serviços. A contribuição foi mútua sempre com as equipes convergindo para um objetivo único. Com certeza, foi um dos fatores que contribuíram para o sucesso do projeto e o alcance das necessidades específicas do Instituto e do seu público. É notável que os membros do Instituto Humanitas estão imbuídos na filosofia e valores que o constitui, e isso deveria ser evidenciado no site. Incorporando essa percepção as equipes conseguiram gerar um canal de interação e aproximação entre as pessoas que compartilham dessa filosofia. Esperamos ter contribuído para que o portal do IHU seja um meio de unir as pessoas, proporcionando um relacionamento cada vez mais humano”, afirma.

Julie Reichert, webwriter da equipe da Comunicação Institucional da Unisinos, que coordenou os trabalhos de mudança do site do IHU, fala sobre as expectativas que os leitores e leitoras da página do IHU podem ter com relação ao novo site:
“A nova página vai facilitar a vida das pessoas que buscam as informações e os serviços oferecidos pelo Instituto Humanitas Unisinos. Com um layout bem mais atrativo, o site está mais organizado, com uma navegação amigável e intuitiva. Agora, os(as) leitores(as) poderão conferir o que acontece nos bastidores do IHU através do blog, mandar cartões virtuais para os amigos, fazer o download de papéis de parede para o computador, deixar seus comentários nas páginas, entre outras novidades. O site da revista IHU On-Line também trará melhorias para o público. A partir de agora, os(as) leitores(as) poderão visualizar as edições da revista sempre por meio da página, não precisando acessar arquivos em PDF ou Word para ver as publicações anteriores. Outro destaque é o layout que está mais bonito e colorido. Os sites também ganham um eficiente sistema de busca, para localizar conteúdos  nas duas páginas”.

IHU: um grande canal de conhecimento e reflexão

IHU On-Line - Qual o conceito que está por trás do novo site do Instituto Humanitas Unisinos? O que foi priorizado na construção da nova página?

Ricardo Abel
– O conceito basicamente é comunicar em todas as direções, visão 360 graus. O cuidado com a  "heterogeneidade" dos públicos foi um grande diferencial no trabalho, a preocupação com os públicos não se limita somente à estrutura de navegação e vai até o design e os modelos de interação. Além disso, hoje o internauta poderá interagir de diversas maneiras por meio de blogs, comentários e até na própria área conceitual deixando sua "marca" no site e transformando o IHU em um grande canal de conhecimento e reflexão.

IHU On-Line - O que o site oferece aos seus leitores que o site antigo não oferecia? Quais suas principais inovações?

Ricardo Abel
– O trabalho teve foco nos seguintes pontos:

- Design Inovador;
- Interatividade;
- Conteúdo relacionado;
- Nova Arquitetura de Informação;
- Administração Facilitada.

Entendemos que cada item acima foram os pilares para o projeto de inovação do site.

IHU On-Line - Como foi para a Worbi participar desse projeto? O que a equipe guarda desse trabalho?

Ricardo Abel
– Para a Worbi foi uma grande experiência realizar este projeto com a equipe do IHU, não vamos nos esquecer que estamos falando do Instituto Humanitas, o qual é referência em sociologia e filosofia. Nossos diálogos foram desde como comunicar e em que sentido deve se comunicar em questões de filosofia, sociedade e assuntos afins. Estamos falando de um contexto que antes do próprio projeto já era referência nacional no assunto, portanto o desafio e responsabilidade de realizar um trabalho que ultrapassasse as expectativas foi muito grande. A Worbi fica muito feliz em ter como retorno do IHU os seus desejos atendidos e expectativas superadas. Guardamos deste trabalho o profissionalismo, amizade e conhecimento repassado pela a equipe da Unisinos.