Edição 377 | 24 Outubro 2011

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 18-10-2011 a 24-10-2011

Caos e medo em Caetité: a violação dos direitos humanos
Entrevista especial com Marijane Lisboa, socióloga, membro do Conselho Deliberativo da Associação de Agricultura Orgânica – AAO, da Rede Brasil Ecológico Livre de Transgênicos e Agrotóxicos e da Rede Brasileira de Justiça Ambiental
Confira nas Notícias do Dia de 18-10-2011
“Se o Estado não é capaz de fiscalizar, não deveria permitir o estabelecimento de atividades intrinsecamente perigosas como a mineração e processamento de urânio”, declara a relatora de Direito Humano Ambiental da Plataforma Dhesca.

Terceirização: uma reforma trabalhista “na calada da noite”
Entrevista especial com Marilane Teixeira, economista, assessora técnica da Confederação Nacional do Ramo Químico – CNQ
Confira nas Notícias do Dia de 19-10-2011
“Os terceirizados precisam trabalhar três anos para contribuir doze meses com a previdência por conta da rotatividade a que estão submetidos”, denuncia a economista.

Amazônia. Desenvolvimento insustentável e a busca de outro modelo
Entrevista especial com Elder Andrade de Paula, docente dos programas de Mestrado em Desenvolvimento Regional e de Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, da Universidade Federal do Acre – UFAC
Confira nas Notícias do Dia de 20-10-2011
"Está acontecendo na Amazônia um processo avassalador de destruição que pode ser comparado ao período da ditadura militar da década de 1970", constata o professor da Universidade Federal do Acre.

A onça-pintada está ameaçada pela exploração dos biomas brasileiros
Entrevista especial com Ronaldo Morato, pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio
Confira nas Notícias do Dia de 21-10-2011
A criação de um corredor para as onças-pintadas no semiárido permitiria “o fluxo de informação genética das espécies ao longo do semiárido”, aponta o pesquisador do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBio.