Edição 373 | 12 Setembro 2011

Destaques On-Line

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 06-09-2011 a 12-09-2011

As representações simbólicas do feminino e do masculino na literatura evangélica
Entrevista especial com Sandra Duarte, graduada em Serviço Social e teóloga, professora da Universidade Metodista de São Paulo - Umesp
Confira nas Notícias do Dia de 06-09-2011
Livros evangélicos que ensinam as mulheres a serem “‘boas esposas’, ‘boas mães’ e ‘boas donas de casa’” estão entre os mais vendidos do mundo porque “as mulheres estão em crise. Apesar de terem conquistado espaço na sociedade, as mulheres buscam “respostas religiosas para uma crise que extrapola nossa capacidade humana de lidar com tantas atribuições”.

Clomazone e o perigo dos agrotóxicos
Entrevista especial com Darci Bergmann, engenheiro agrônomo, ambientalista e fundador da Associação São-Borjense de Proteção ao Ambiente Natural – Aspan
Confira nas Notícias do Dia de 07-09-2011
“O receituário agronômico virou uma mera formalidade, pois no cenário das lavouras as coisas acontecem de outra forma, principalmente quando os agrotóxicos são aplicados por aeronaves agrícolas”, menciona Bergmann.

Nacional-desenvolvimentismo às avessas e a fragilidade econômica
Entrevista especial com Reinaldo Gonçalves, economista, professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ
Confira nas Notícias do Dia de 08-09-2011
“Redução da taxa de juro sem mudança no regime macroeconômico pode criar mais problemas do que soluções”, diz o economista ao criticar a medida do Banco Central de reduzir a taxa de juros em 0,5% ao ano.

Sociedade do risco e o consumo de alimentos orgânicos
Entrevista especial com Eduardo Moro, sociólogo
Confira nas Notícias do Dia de 09-09-2011
Em contraposição à alimentação fast food, a procura pela alimentação orgânica tem crescido em diversos países do mundo. Escândalos alimentares ocorridos na Europa nos anos 1980, o clima de insegurança, as “dúvidas quanto à capacidade dos peritos em prever ou mesmo controlar incidentes envolvendo o consumo de alimentos” e as incertezas da sociedade do risco contribuíram para que os consumidores repensassem as práticas alimentares.

11 de setembro, dez anos depois: ''Nesse inferno, eu descobri a graça''
Entrevista especial com James Martin, editor de cultura da revista semanal America
Confira nas Notícias do Dia de 11-09-2011
Foi “nesse inferno que eu encontrei a graça”, relata o jesuíta. “Trabalhar no World Trade Center foi uma das experiências mais profundas do Espírito Santo que eu já tive”, uma experiência de “caridade, unidade e concórdia”.

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) no período de 04-07-2011 a 14-08-2011.

Porecatu. A guerrilha esquecida
Entrevista especial com Marcelo Oikawa, jornalista
Confira nas Notícias do Dia de 09-07-2011
Símbolo da luta camponesa pela distribuição de terra no Brasil, a história da guerrilha de Porecatu, no Paraná, é resgatada no livro Porecatu: a guerrilha que os comunistas esqueceram. Além de influenciar a criação dos primeiros sindicatos rurais, a guerrilha “motivou a assinatura do primeiro decreto de desapropriação de terras para fins sociais”.

Código Florestal deve integrar agricultura e preservação ambiental
Entrevista com Ricardo Rodrigues, biólogo, professor na Universidade de São Paulo – USP
Confira nas Notícias do Dia de 15-07-2011
Antes de aprovar um novo Código Florestal, é preciso reavaliar o Código vigente e atualizá-lo com o conhecimento científico adquirido nos últimos anos. Essa é a proposta defendida pela Academia Brasileira de Ciência – ABC e pela Sociedade Brasileira de Progresso da Ciência – SBPC.

Um julgamento emblemático. Tribunal do Júri e o trabalhador rural assassinado. Entrevista especial com Darci Frigo
Confira nas Notícias do Dia de 27-07-2011
O 27 de julho é emblemático para os movimentos sociais e trabalhadores rurais do Paraná, que há anos são vítimas da violência no campo. Às 13h ocorreu em Curitiba o Tribunal do Júri do caso Eduardo Anghinoni, trabalhador rural assassinado em Querência do Norte, noroeste do estado, em 1999.