Edição 370 | 22 Agosto 2011

Destaque On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 16-08-2011 a 19-08-2011.

Tecnologia Terminator e o dilema brasileiro
Entrevista especial com Silvia Ribeiro, pesquisadora e coordenadora de programas do Grupo ETC
Confira nas Notícias do Dia de 16-08-2011
Apesar de o Convênio de Diversidade Biológica das Nações Unidas – CDB ter adotado uma moratória global contra a experimentação e o uso da tecnologia Terminator dez anos atrás, tramita no Congresso Nacional dois projetos de lei que pretendem liberar o uso dessas sementes no país. As iniciativas são “extremamente preocupantes”, diz a pesquisadora.

Crise internacional: o desafio de regular o mercado financeiro
Entrevista especial com Luiz Fernando de Paula, professor de Economia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e presidente da Associação Keynesiana Brasileira – AKB
Confira nas Notícias do Dia de 17-08-2011
“Procura-se dar soluções de mercado para problemas que foram gerados justamente por um mercado excessivamente livre”, frisa o economista ao analisar a crise financeira internacional e as medidas adotadas por governos europeus e estadunidense. Para ele, a economia mundial ainda não entrou em “grande depressão”, mas está longe de encontrar uma solução.

Reformas reforçam o socialismo sui generis de Cuba
Entrevista especial com Max Altman, jornalista, membro do Coletivo da Secretaria Nacional de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores
Confira nas Notícias do Dia de 18-08-2011
A análise da realidade econômica impôs a Cuba mudanças na condução da economia nos próximos anos. O preço elevado das commodities no mercado internacional e a precariedade da produção agrícola interna fizeram o governo repensar medidas adotadas há mais de 50 anos.

Lei Maria da Penha e a violência simbólica
Entrevista especial com Patrícia Mattos, cientista política na Universidade Federal de São João Del-Rei
Confira nas Notícias do Dia de 19-08-2011
Instituída há cinco anos, a Lei Maria da Penha já resultou em mais de cem mil sentenças por agressão contra as mulheres e é considerada um avanço na legislação brasileira “ao diferenciar a violência sofrida pelas mulheres das outras formas de violência.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição