Edição 368 | 04 Julho 2011

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

Redação

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 28-06-2011 a 04-07-2011.

Quanto vale um retuite?
Entrevista especial com Gabriela Zago, jornalista, doutoranda em Comunicação e Informação pela UFRGS
Confira nas Notícias do Dia de 28-06-2011
Ao encarar o ato de retuitar como uma moeda de troca na rede social, a jornalista aponta que existe uma economia do retuite que busca determinados valores, geralmente associados a bens privados.

Militares ameaçam religiosos em Goiás
Entrevista especial com Tomás Balduíno, bispo emérito da diocese de Goiás e conselheiro permanente da Comissão Pastoral da Terra, e Geraldo Labarrère Nascimento, padre jesuíta, diretor da Casa da Juventude de Goiânia, membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Conselho Municipal de Assistência Social, ameaçado de morte.
Confira nas Notícias do Dia de 29-06-2011
Assassinatos sem fundamento, um grande número de desaparecidos e uma infinidade de pessoas agredidas sem motivo. Todos esses abusos têm sido praticados pela polícia de Goiás. Alvo de denúncias tanto por parte da população quanto por parte da Igreja local, os militares têm não apenas defendido sua forma violenta de atuar como também têm criado estratégias de ameaças que vão desde plantar informações inexistentes quanto pressionar bispos para transferirem os religiosos que têm defendido as vítimas da polícia.

Banco Mundial: o principal financiador da crise climática global
Entrevista especial com Sebastian Valdomir, coordenador do Programa de Justiça Econômica de Amigos da Terra Internacional
Confira nas Notícias do Dia de 30-06-2011
Ao promover e financiar a energia suja, o Banco Mundial é colocado como um dos principais culpados pela crise climática global pelo ativista ambiental. “O Banco Mundial é, ao impor seu pacote paradigmático de soluções, um dos principais envolvidos nas mudanças climáticas em nível global”.

''O Código Florestal cria o caminho 'legal' para concluir a grilagem da terra''
Entrevista especial com Mauricio Torres, professor de Geografia na USP
Confira nas Notícias do Dia de 01-07-2011
“Entendo que a pesquisa nas situações de conflito não pode se limitar ao modelo onde o pesquisador ocupa o papel de sujeito, como agente das ações de perguntar e registrar, e o grupo estudado se limita a ser objeto da pesquisa”, acentua o pesquisador.

O caso Dom Morris e a tensão entre liberdade e obediência
Entrevista especial com Paul Collins, historiador e escritor australiano
Confira nas Notícias do Dia de 03-07-2011
A diocese de Toowoomba na Austrália abrange uma área de 488.000 quilômetros quadrados, quase uma vez e um terço o tamanho da Alemanha. Sua população é de 244.000 pessoas, das quais 26% são católicos. Seu pastor, D. William M. Morris, buscava soluções para equilibrar a balança entre o déficit de vocações e as grandes dimensões geográficas e populacionais de sua diocese. Mas foi removido pelo Vaticano em maio deste ano por defender saídas consideradas extremas, como a ordenação de mulheres e de homens casados.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição