Edição 361 | 16 Mai 2011

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 09-05-2011 a 13-05-2011

''O novo Código Florestal está querendo anistiar crimes ambientais''
Entrevista especial com Francisco Milanez, educador ambiental, arquiteto, biólogo, membro da Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural – Agapan e da Fundação para o Desenvolvimento Ecologicamente Sustentado – Ecofund
Confira nas Notícias do Dia de 09-05-2011
Segundo o educador ambiental, a proposta do Novo Código Florestal diminuirá as áreas de proteção e as reservas legais. “Nós estamos colocando em risco biomas e perdendo espécies que ainda nem conhecemos”, apontou.

Um julgamento histórico
Entrevistas especiais com Maria Berenice Dias, José Trasferetti, Yone Lindgren, Luiz Mello e André Musskopf
Confira nas Notícias do Dia de 10-05-2011
Uniões homoafetivas são reconhecidas legalmente no Brasil. Casais do mesmo sexo já podem formalmente ser reconhecidos como uma família, com direitos iguais a qualquer casal brasileiro. Ainda que Igreja e grupos conservadores tenham contestado a decisão, o STF põe fim à discriminação legal dos homossexuais no país.

Mais carne, menos água
Entrevista especial com Guilherme Carvalho, biólogo, gerente de campanhas da Humane Society International – HSI
Confira nas Notícias do Dia de 11-05-2011
Um dos principais reflexos da produção intensiva de carne se dá na água da região onde a pecuária existe. O problema é ainda maior quando se analisa a produção de alimentos para animais que depois vão para o prato das pessoas. A soja é um dos principais produtos utilizados em rações.

Azaleia, um 'case' frustrante
Entrevista especial com Achyles Barcelos, professor da Unisinos, e com João Nadir, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Calçadista de Parobé
Confira nas Notícias do Dia de 12-05-2011
Com o fechamento da Azaleia na cidade de Parobé-RS, 800 pessoas foram demitidas. O caso evidencia a crise no setor calçadista gaúcho que vem acontecendo, e crescendo, desde a segunda metade da década de 1990.

A quem interessa a expansão da transgenia no Brasil?
Entrevista especial com Gilles Ferment, biólogo
Confira nas Notícias do Dia de 13-05-2011
O uso das sementes transgênicas no Brasil e uma análise do panorama atual dessa cultura no país e no mundo constituem o tema da conversa com o pesquisador. “Nesses tempos de mudanças climáticas e crises alimentares, a maior agrobiodiversidade é indispensável para enfrentar esses desafios”, aponta.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição