Edição 359 | 02 Mai 2011

Mãe, modelos múltiplos

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

A figura da mãe eternizada como fonte de carinho e exemplo máximo de bondade aos filhos já não é mais um consenso. Novas versões femininas fazem com que a família se transforme e compreenda o papel materno de outra forma e/ou de múltiplas formas.

Nesse embate sobre o atual papel de mãe e mulher, a IHU On-Line aproveita o dia dedicado a elas e convida especialistas para um debate sobre a importante figura que influencia tanto na vida dos seres humanos.
O psicólogo e doutor em Filosofia Mário Fleig repensa as novas características da família. Analisando a falta do homem e a supremacia da mulher, ele afirma que “a família moderna, desfalcada do pai, propicia condições favoráveis para a estagnação da maturação subjetiva e para eclosão da psicose”. Do outro lado, a psicóloga e doutora em Psicologia Luciana Grzybowski polemiza ao questionar a ideia de que a mãe é a melhor cuidadora das crianças. Na visão contemporânea, a mãe parece mais uma parceira dos filhos do que a figura clássica de uma serviçal que está completamente à disposição da família, afirma o doutor em Educação Alfredo Jerusalinsky. Ele diz que “se, por um lado, isto aumentou significativamente seu grau de liberdade, ao mesmo tempo, a deixou fortemente implicada nas consequências que suas decisões terão sobre seu destino.”

A psicóloga Iara Camaratta Anton analisa as mudanças e os conflitos enfrentados pelas mulheres devido às oportunidades e experiências no campo afetivo, enquanto a historiadora Tania Navarro-Swain fala sobre a compulsão à maternidade e o psiquiatra Celso Gutfreind defende que a preparação para o ser mãe ocorre no começo da própria infância, quando se fortalecem os laços entre mãe e filha na relação. A psicanalista Viviane Fernandes Silveira questiona a comum prática da cesariana.

Sob o olhar antropológico, a pesquisadora e professora da PUCSP, Lucia Helena Rangel, discorre sobre o sentido da maternidade nas comunidades indígenas e o papel da mulher no centro da vida social e afirma “a mãe cumpre um papel-chave na formação dos vínculos sociais e de pertencimento a família e a um povo”.

O antropólogo Levi Marques Pereira também analisa as mulheres indígenas e enfatiza que a figura materna é fundamental na estrutura do povo Kaiowá. “Os homens compreendem que a figura materna é essencial para sua sociedade. Tal figura se inspira no comportamento dos deuses, que nos patamares celestes vivem com suas mulheres e filhos”.

Junto às entrevistas, publicamos depoimentos de algumas mulheres que se dividem nas diversas funções de ser mãe e profissional. Elas contam suas experiências de vida e falam do sentimento desenvolvido a partir da maternidade.

Ainda nesta edição, o filósofo e pesquisador inglês, David Pearce, questiona o consumo de carne e defende que a alimentação carnívora não é ética.

O sociólogo e professor da Unicamp, Josué Pereira da Silva, frisa a importância de instituir no país um programa de Renda Básica de Cidadania para garantir a igualdade e a seguridade social à população.
“Sol, fonte renovável de energia, de vida, de espiritualidade” é o tema da instigante entrevista com Enrico Turrini, engenheiro italiano, doutor em eletrotécnica e ex- presidente da associação internacional Associação Europeia para as Energias Renováveis – Eurosolar.

O Plano Nacional de Banda Larga é o tema do artigo de João Martins Ladeira, pós-doutorando no PPGCC da Unisinos e Lucas de Abreu Dias, estudante de Comunicação Social, publicidade e propaganda na Unisinos.

A versão eletrônica da IHU On-Line estará disponível nesta página, nesta segunda-feira, nas versões html, pdf e ‘versão para folhear‘, a partir das 16h.

A versão impressa circulará, na terça-feira, no câmpus da Unisinos, a partir das 8h.

A todas e todos uma boa leitura e excelente semana.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição