Edição 359 | 02 Mai 2011

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 25-04-2011 a 30-04-2011

Na carne e no osso. As histórias e a vida dos trabalhadores de frigoríficos
Entrevista especial com Caio Cavechini, jornalista e diretor
Confira nas Notícias do Dia 25-04-2011
Carne Osso é um documentário que retrata o ambiente de trabalho em frigoríficos das regiões Sul e Centro-Oeste. “No setor de frigoríficos há a questão do ambiente frio, trabalho repetitivo e com faca e que, ao longo dos anos, causam o adoecimento do trabalhador”, explica o diretor.

As abelhas sumiram!
Entrevista especial com Afonso Inácio Orth, agrônomo, especialista em abelhas
Confira nas Notícias do Dia 26-04-2011
Primeiro, as abelhas começaram a desaparecer nos Estados Unidos, depois no Canadá e, então, no Brasil. “Nós, em Santa Catarina, tivemos um problema muito sério na primavera passada”, explica o pesquisador, que tem acompanhado os estudos que buscam respostas para o desaparecimento dos insetos desde que este problema foi detectado.

Sol, fonte renovável de energia, de vida, de espiritualidade
Entrevista especial com Enrico Turrini, engenheiro, doutor em eletrotécnica
Confira nas Notícias do Dia 27-04-2011
A energia nuclear é “uma escolha energética em direção à morte e não à vida”. Após trabalhar em uma usina nuclear da Europa, o engenheiro italiano se deu conta de que um reator jamais poderá oferecer garantias aos seres que vivem ao seu redor. Defende uma valorização das fontes renováveis, “todas solares”.

Jovens pobres e o novo mundo do trabalho
Entrevista especial com André Langer, sociólogo, pesquisador do Cepat
Confira nas Notícias do Dia 28-04-2011
“A ausência de uma perspectiva profissional, marcada mais pela ruptura do que pela continuidade, faz com que o trabalho fique desprovido de um sentido”, analisa Langer. As perspectivas e experiências dos jovens pobres em relação ao atual mundo do trabalho formam outro aspecto debatido.
 
Por um Brasil sem armas
Entrevista especial com Alice Ribeiro, coordenadora do controle de armas do Instituto Sou da Paz
Confira nas Notícias do Dia 29-04-2011
O contexto latino-americano em relação ao rearmamento mundial e os debates que surgiram a partir da tragédia em Realengo são o tema desta entrevista. Para Alice, mais importante do que realizar um novo plebiscito agora, é cumprir o Estatuto do Desarmamento.

Um novo mundo do trabalho
Entrevista especial com Magda de Almeida Neves, socióloga, professora da PUC-Minas
Confira nas Notícias do Dia 30-04-2011
Um mundo novo do trabalho surge e agrega antigas gerações de trabalhadores e jovens com um perfil bastante diferente. No entanto, velhos problemas continuam neste novo cenário, somando-se a novos problemas que a situação atual traz. Maga analisa as novas configurações do trabalho, o papel desempenhados por mulheres e homens e como os jovens são inseridos nesse novo ambiente.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição