Edição 358 | 18 Abril 2011

Destaques On-Line

IHU On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 11-04-2011 a 16-04-2011

Complexo Termelétrico de Candiota: “Uma licença nula por natureza”
Entrevista especial com Paula Schirmer, promotora da República
Confira nas Notícias do Dia 11-04-2011
A procuradora da República do município de Bagé, Paula Schirmer, pediu a suspensão da operação das Fases A e B da usina termelétrica de Candiota e a anulação da licença de operação da Fase C. Segundo ela, além de gerar poluição, o complexo termelétrico de Candiota compromete os recursos hídricos da região.

“A intelectualidade de massas é o futuro”
Entrevista especial com Ivana Bentes, jornalista e pesquisadora
Confira nas Notícias do Dia 12-04-2011
Para a diretora da Escola de Comunicação da UFRJ, Ivana Bentes, o desafio dos cursos de jornalismo e da profissão é pensar a mídia dentro de um espaço mais amplo, da Cultura Livre. Isso ocorrerá a partir da mudança de mentalidade em relação ao modelo de democracia que queremos.

Fernando Lugo segundo a imprensa brasileira
Entrevista especial com Rafael Foletto, sociólogo
Confira nas Notícias do Dia 13-04-2011
O sociólogo Rafael Foletto comenta nesta entrevista alguns aspectos de sua dissertação, intitulada De bispo a presidente: as representações de Fernando Lugo na mídia impressa brasileira. Para ele, o jornalismo constrói estratégias de produção simbólica em torno da figura do presidente do Paraguai, retratando o país como uma nação econômiac e socialmente atrasada e que só pode crescer com o apoio dos latifundiários brasileiros que produzem soja no país.

Escola da Amazônia. Uma experiência de amor à floresta
Entrevista especial com Silvio Marchini, biólogo
Confira nas Notícias do Dia 14-04-2011
Autor do livro Guia de Convivência Gente e Onças, Silvio Marchini defende que, para proteger a floresta amazônica, é preciso aproximar as pessoas à floresta. Criador da Escola da Amazônia, Marchini desenvolve um trabalho de conscientização da população e diz que a desinformação é a grande inimiga da floresta.

A mobilidade urbana de Porto Alegre e região metropolitana
Entrevista especial com Luciana Rohde e João Fortini Albano
Confira nas Notícias do Dia 15-04-2011
Ao analisar a mobilidade urbana da capital gaúcha e região metropolitana e os projetos para melhorar o tráfego, os pesquisadores dizem que bons projetos são perdidos ou encalhados em função da burocracia e das limitações financeiras. Segundo Luciana Rohde, as obras da RS-010 são um exemplo emblemático de falta de planejamento. “O Estado [do RS] alega não possuir recursos para viabilizar a obra e a saída proposta pelo governo anterior – parceria público-privada – esbarrou em limitações jurídicas”. Para Albano, esses problemas acontecem porque o modelo de planejamento urbano é fraco.

Protestantismo e catolicismo na América Latina: desafios da democracia e do pluralismo religioso
Entrevista especial com Paul Freston, sociólogo
Confira nas Notícias do Dia 16-04-2011
Pesquisas recentes indicam o crescimento do pentecostalismo no Brasil. Há, portanto, e isso é inegável, uma mudança no status religioso nacional. Segundo o sociólogo, o motivo deste declínio da Igreja Católica se dá porque o pluralismo e a democracia se apresentam como os grandes desafios para a religião.