Edição 357 | 11 Abril 2011

Destaques On-Line

Destaques On-Line

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente. Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br_ de 05-04-2011 a 08-04-2011

A verdadeira face do Supremo Tribunal Federal
Entrevista especial com Vladimir Safatle, filósofo
Confira nas Notícias do Dia 05-04-20101
Na entrevista publicada nas Notícias do Dia, o filósofo Vladimir Safatle analisa a decisão do STF em relação à Lei da Ficha Limpa e afirma que ela é absolutamente contrária ao que se espera de um tribunal realmente comprometido com a democracia. Para ele, há um desequilíbrio nos três poderes (Legislativo, Executivo e Judiciário), pois somente dois são resultado diretor da participação popular.

Jirau e Santo Antônio: um canteiro de revoltas
Entrevista especial com Luis Fernando Novoa Garzón, cientista político e professor da Universidade Federal de Rondônia
Confira nas Notícias do Dia 06-04-2001
Luis Fernando Novoa Garzón analisa a rebelião dos trabalhadores que constroem a usina hidrelétrica de Jirau. Para ele, o conflito já era esperado em função das condições de trabalho oferecidas pelo consórcio da obra.

Quando a anchoveta salva uma nova espécie de lobo-marinho
Entrevista especial com Larissa Oliveira, bióloga
Confira nas Notícias do Dia de 07-04-2011
Segundo a bióloga Larissa Oliveira, a captura excessiva do peixe anchoveta comprometeu, no Peru, a sobrevivência de outras espécies como aves, golfinhos e lobos-marinhos, que se alimentam deste animal.

Comblin: pedagogo, profeta e santo
Entrevista especial com D. Sebastião Soares e D. Luiz Cappio
Confira nas Notícias do Dia de 08-04-2011
Os bispos D. Sebastião Armando Gameleira Soares e D. Luiz Cappio, anglicano e católico, respectivamente, comentam o legado de José Comblin e sua escolha em viver em Barra, no interior da Bahia. Para eles, o teólogo era um defensor da vida do povo nordestino e ribeirinho.