Edição 356 | 04 Abril 2011

Destaques do recesso

IHU On-Line

A seguir, publicamos um breve resumo de algumas entrevistas feitas pela IHU On-Line nos meses de janeiro e fevereiro e disponíveis nas Notícias do Dia do IHU (www.ihu.unisinos.br).

“Ralés, batalhadores e uma nova classe média”
Entrevista especial com Jessé de Souza, sociólogo, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora
Confira nas Notícias do Dia de 03-02-2011
“A ‘ralé’, como chamo provocativamente essa classe de infelizes e desesperados, num país que nega, esconde e eufemiza todos os seus conflitos e problemas, nunca foi, na verdade, percebida como uma 'classe social' entre nós”, diz o professor e pesquisador.

“Os desafios do indigenismo brasileiro hoje”
Entrevista especial com Mércio Gomes, antropólogo, professor da Universidade Federal Fluminense
Confira nas Notícias do Dia de 15-01-2011
O professor de antropologia faz uma análise sobre a situação dos povos indígenas no Brasil e afirma que “os indígenas se sentem lesados e abandonados pelo descaso das autoridades e não sabem o que fazer para encontrar seu próprio caminho diante das dificuldades atuais.”

“Brasil: o país do futebol... para os ricos”
Entrevista especial com Marcos Alvito, historiador e antropólogo, fundador da Associação Nacional dos Torcedores
Confira nas Notícias do Dia de 06-01-2011
O antropólogo e historiador desmembra o que está em jogo com a elitização do futebol, analisa o processo no Brasil e no mundo e fala sobre a organização da Copa do Mundo de 2014 no país.