Edição 351 | 22 Novembro 2010

Destaques On-Line

-

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 16-11-2010 a 19-11-2010

''O monitoramento dos arroios deve progredir''
Entrevista com Silvio Klein, presidente do Comitê da Bacia do Rio dos Sinos
Confira nas Notícias do Dia 16-11-2010
Mais de 10 mil peixes apareceram mortos no Rio dos Sinos no início do mês, segundo informações do Comando Ambiental da Brigada Militar. Os resultados concretos das investigações sobre o que pode ter provocado esta nova mortandade ainda não foram publicados.

O sacrifício de animais e o ensino da biologia
Entrevista com Róber Bachinski, estudante de Biologia
Confira nas Notícias do Dia 17-11-2010
Róber Bachinski entrou com uma liminar que o liberava de dissecar e sacrificar animais nas aulas práticas do curso de Ciências Biológicas. A justiça garantiu ao aluno o direito de continuar fiel às suas convicções sem que fosse reprovado por não participar dos sacríficios.

A Amazônia está aquecendo
Entrevista com Carlos Nobre, meteorologista
Confira nas Notícias do Dia 18-11-2010
“As variações climáticas das chuvas são rotineiras. O que nos chama a atenção é que num intervalo de cinco anos, do início da primeira de 2005 até agora, nós tivemos a mais drástica seca, a terceira maior no rio Amazonas e, ainda, tivemos a maior enchente do mesmo rio em 2009”, acentua Nobre ao analisar os fenômenos climáticos extremos que atingem a Amazônia.

Os cenários do novo governo do RS
Entrevista com Rafael Madeira, cientista político
Confira nas Notícias do Dia 19-11-2010
Com uma política mais homogênea e com um comportamento cada vez mais parecido com o eleitorado nacional, cai por terra a ideia de que o Rio Grande do Sul é um estado mais politizado, ainda que alguns setores insistam nessa ideia.