Edição 342 | 06 Setembro 2010

Destaques On-Line

-

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 31-08-2010 a 03-09-2010.

Direito, trabalho e novas tecnologias
Entrevista com Marcos Wachowicz, professor na Universidade Federal de Santa Catarina
Confira nas Notícias do Dia de 31-08-2010
Marcos Wachowicz propõe uma discussão sobre o uso das novas tecnologias e defende que a partir delas o esforço humano, que antes era braçal, virou intelectual. E questiona: “Qual sociedade nós queremos para o futuro?”.

Quatro rios unidos contra as “monstro-hidrelétricas”
Entrevista com Telma Monteiro, coordenadora de Energia e Infraestrutura Amazônia da Associação de Defesa Etnoambiental Kanindé
Confira nas Notícias do Dia de 01-9-2010
Telma Monteiro, comenta sua participação no I Encontro dos Povos e Comunidades Atingidas e Ameaçadas por grandes projetos de infraestrutura, nas bacias dos rios da Amazônia: Madeira, Tapajós, Teles Pires e Xingu, que aconteceu em Itaituba, no Pará. Mais de 600 pessoas protestaram contra Belo Monte.

Usina de Estreito e seus impactos socioambientais
Entrevista com Cirineu da Rocha, coordenador do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)
Confira nas Notícias do Dia de 02-9-2010
Cirineu da Rocha comenta a situação dos moradores que vivem próximo à obra da nova usina hidrelétrica na divisa do Tocantins com o Maranhão. Segundo ele, a construção da hidrelétrica na cidade de Estreito, no Maranhão, irá atingir doze cidades, povos indígenas, ribeirinhos e outras pessoas que dependem do rio.

O Brasil em chamas
Entrevista com Saulo Freitas, professor na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE
Confira nas Notícias do Dia de 03-9-2010
De acordo com o físico Saulo Freitas, o mês de setembro deve seguir a tendência do mês de agosto, com tempo extremamente seco em função das queimadas. Ele explica que “a fumaça fica na atmosfera por uns 10 dias, mas os gases do efeito estufa ficam centenas de anos”.

Destaques do recesso

Homeopatia: medicina popular a serviço de todos
Entrevista com Edna do Amaral, psicóloga
Confira nas Notícias do Dia de 17-7-2010
A psicóloga Edna do Amaral analisa a relação das mulheres e das comunidades em relação à medicina alternativa. E explica: “Se a pessoa não conseguir perceber essa relação dela com o ambiente, com as pessoas e com ela mesma, a homeopatia se inviabiliza enquanto tratamento”.

Imposto sobre grandes fortunas: 22 anos sem regulamentação
Entrevista com Rodrigo Vieira de Ávila e Luciana Genro
Confira nas Notícias do Dia de 18-7-2010
De volta à pauta da Câmara, o Imposto sobre Grandes Fortunas está na Constituição, mas nunca foi regulamentado. “Grande parte dos parlamentares representa os interesses da burguesia, que é quem detém grandes fortunas”, diz Luciana Genro.

Um homem ameaçado de morte
Entrevista com Javier Giraldo
Confira nas Notícias do Dia de 19-7-2010
“A Colômbia é realmente um país que não vai bem. Creio que o presidente Santos compartilhará das mesmas coisas que Uribe defende. Não acredito que ele vá mudar essa estratégia de manejar dois tipos de grupos paramilitares”, opina o jesuíta ameaçado de morte.