Edição 341 | 30 Agosto 2010

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

-

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 24-08-2010 a 27-08-2010.

O ir e vir dos kaingang na comunicação
Entrevista com Carmem Pereira, doutora em Comunicação 
Confira nas Notícias do Dia de 24-08-2010
“Falar a língua, usar nomes do mato e situar-se em marcas clânicas são elementos de distinção para o sujeito que também expressa a sua identidade, na esfera pública, como sujeito de direitos”, explica a pesquisadora. 

A biodiversidade e o feminismo
Entrevista com Neide Miele, professora e assistente social
Confira nas Notícias do Dia de 25-08-2010
“O princípio feminino é o fluido que organiza, dá forma e cuida, assim como o princípio masculino é a centelha de criação, que impõe a ordem e domina. O desvio está em considerar que o único detentor do princípio masculino é o homem, assim como o princípio feminino é exclusividade da mulher”, afirma a professora.
 
Transposição do Rio São Francisco: uma jogada eleitoral
Entrevista com Dom Luiz Flávio Cappio, bispo da Diocese de Barra (BA)
Confira nas Notícias do Dia de 26-08-2010
“Se o projeto de transposição vai ou não adiante, isso é secundário. O importante para quem faz parte dessa jogada já foi conquistado”, critica o bispo.

Congresso Latino-Americano de Teologia: uma análise da situação sociorreligiosa-eclesial atual
Entrevista com Agenor Brighenti, teólogo
Confira nas Notícias do Dia de 27-08-2010
“Em tempos de profundas transformações e de crise em todos os campos, sem dúvida, um grande desafio, diante do medo em arriscar criar o novo, é não fazer do passado um refúgio”, aponta o teólogo.


Destaques do recesso

Confira, a seguir, algumas entrevistas que foram publicadas pela IHU On-Line no site, no período em que a revista esteve em recesso, coincidente com as férias dos alunos da Unisinos.

Massacre anunciado: Mais de 1.300 famílias ameaçadas de despejo em Belo Horizonte
Entrevista com Maria do Rosário de Oliveira Carneiro, irmã religiosa da Congregação das Filhas de Jesus, advogada, membro da Rede Nacional de Advogados Populares - RENAP - e da Comissão Pastoral da Terra - CPT
Confira nas Notícias do Dia de 09-07-2010
159 famílias de sem-teto e sem-terra, em Belo Horizonte, resolveram “por o pé no barranco” e ocupar terrenos abandonados que não cumpriam a função social. São as Ocupações-comunidades Dandara, Camilo Torres e Irmã Dorothy. O poder judiciário tem sido insensível à causa dos sem-teto e sem-terra. Ameaçados de despejo, o povo dessas três ocupações não arreda o pé e se dizem determinados a resistir a ações de despejos.

Pluralismo religioso: entre a diversidade e a liberdade
Entrevista com Wagner Lopes Sanchez, filósofo e historiador
Confira nas Notícias do Dia de 11-07-2010
“O pluralismo religioso é a democratização do campo religioso”, afirma Sanchez. Isso só é possível graças à existência da diversidade religiosa e à reivindicação da liberdade religiosa. E se a sociedade é democrática, uma de suas exigências “é justamente a convivência dialogal entre as várias visões de mundo”, incluindo a religiosa.

Imposto sobre grandes fortunas: 22 anos sem regulamentação
Entrevista com Rodrigo Vieira de Ávila e Luciana Genro (PSol-RS)
Confira nas Notícias do Dia de 16-07-2010
Apesar de aparecer na Constituição de 1988, o Imposto sobre Grandes Fortunas (IGF) passou a virar realidade recentemente, quando foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados. No projeto da deputada federal, brasileiros com fortunas maiores a R$ 2 milhões devem pagar o novo imposto a fim de equalizar a questão tributária no país. A luta agora é para que a proposta seja votada pelo Plenário da Câmara e também pelo Senado Federal.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição