Edição 340 | 23 Agosto 2010

IHU e Cepat participam do programa de conjuntura da CPAL

-

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU em parceria com o Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT organizam, elaboram e publicam semanalmente, faz quatro anos, uma Análise da Conjuntura. A “Conjuntura da Semana” é publicada em formato de hipertexto a partir dos links das Notícias do Dia e da revista IHU On-Line publicada toda segunda-feira no sítio do IHU.

O Instituto Humanitas Unisinos – IHU em parceria com o Centro de Pesquisa e Apoio aos Trabalhadores – CEPAT organizam, elaboram e publicam semanalmente, faz quatro anos, uma Análise da Conjuntura.  A “Conjuntura da Semana” é publicada em formato de hipertexto a partir dos links das Notícias do Dia e da revista IHU On-Line publicada toda segunda-feira no sítio do IHU.

A partir de maio desse ano, o sítio do IHU passou a traduzir e publicar a Análise de conjuntura da América Latina e Caribe elaborada trimestralmente pelo Centro Gumilla de Caracas. A iniciativa de produção dessa análise latino-americana e caribenha está sob coordenação do setor de Apostolado Social da Conferência dos Provinciais Jesuítas da América Latina – CPAL.

O IHU, dessa forma, integra-se e soma-se ao esforço de contribuir com o Programa de Análise do Contexto e da Conjuntura Latino-americana. A conjuntura é um dos quatro programas que faz parte da tentativa de construção de uma rede dos Centros Sociais da Companhia de Jesus espalhados pela América Latina e Caribe. Os outros programas são: Programa de Comunicação e Informação, Programa de Formação Política e Cidadã e Programa de Processos de Incidência (Advocacy).

Nos cinco dias em que estiveram reunidos, os centros sociais jesuítas além do debate da conjuntura, debateram as possibilidades e limites da consolidação de um trabalho em rede. O encontro contou ainda com a participação do bispo da Prelazia do Xingu, Dom Erwin Kräutler. O próximo encontro está previsto para o ano que vem em Cuba.

A seguir, você confere as conjunturas produzidas pelo Centro Gumilla e reproduzidas pelo IHU.

Análise de Conjuntura da América Latina e Caribe - parte 4. Confira as Notícias do Dia 01-06-2010;
Colômbia entre a falha da Corte e a falha do Congresso. Confira as Notícias do Dia 30-05-2010;
Obama e a sua ''nova diplomacia'' para a América Latina e o Caribe. Confira as Notícias do Dia 29-05-2010;
Haiti. Análise de conjuntura: América Latina e Caribe. Confira as Notícias do Dia 25-05-2010;