Edição 340 | 23 Agosto 2010

Destaques On-Line

-

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 17-08-2010 a 20-08-2010.

Novas pautas, novos dirigentes sindicais
Entrevista com Sérgio Nobre, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Paulo
Confira nas Notícias do Dia de 17-08-2010
A pauta e a luta mudaram e com elas o perfil dos dirigentes sindicais. Enquanto na década de 1980 os sindicatos lutavam por diálogo, hoje são recebidos pelas empresas para negociar melhores condições de trabalho.

Parteiras tradicionais: um retorno à valorização do parto natural
Entrevista com Paula Viana, enfermeira e parteira
Confira nas Notícias do Dia de 18-08-2010
Hoje muitas mães querem um parto mais humanizado e natural, e algumas têm optado pelo acompanhamento das parteiras tradicionais. A diferença entre o atendimento de uma parteira para o de um médico é de que ela não tem pressa, acentua Paula Viana.

O rio Xingu, uma das pérolas do planeta, com Belo Monte, está perdido
Entrevista com Oswaldo Sevá
Confira nas Notícias do Dia de 19-08-2010
“Depois de Belo Monte, a água ficará parada e maior parte das praias ficará abaixo da linha d’água”, afirma Sevá. A navegação será diferente e a água tenderá a ficar suja na região de Altamira, porque não há nenhum tipo de tratamento de esgoto.

Nós, do Pará, não precisamos de mais hidrelétricas
Entrevista com Edilberto Sena, coordenador da Rádio Rural AM de Santarém no Pará e membro da Frente em Defesa da Amazônia - FDA
Confira nas Notícias do Dia de 20-08-2010
“O governo vende a falácia da energia limpa como se só tivéssemos duas alternativas: ou a energia suja do petróleo ou a energia limpa dos rios. São mais de 58 projetos de hidrelétricas na Amazônia. Cada barragem incide numa inundação imensa rio acima, provocando um distúrbio na bacia do rio abaixo, além da expulsão dos ribeirinhos”, explica Sena.

Destaques do recesso

Confira, a seguir, algumas entrevistas que foram publicadas pela IHU On-Line no site, no período em que a revista esteve em recesso, coincidente com as férias dos alunos da Unisinos.

A volta do Projeto Ômega
Entrevista com Guilherme Delgado, economista
Confira nas Notícias do Dia de 07-07-2010
Um projeto que já tinha sido cogitado, mas totalmente desconsiderado, durante o governo FHC, volta "repaginado". Agora chamado de Brasil Investimentos, o Projeto Ômega visa transformar a Bolsa de Valores de São Paulo numa das referências mundiais no mercado de capitais, rivalizando com Nova York, Londres e Hong Kong.

Mobilidade urbana e Copa 2014: Porto Alegre no centro da questão
Entrevista com Nívea Peixoto, arquiteta
Confira nas Notícias do Dia de 10-07-2010
Porto Alegre é uma das cidades com maior tradição em planejamento urbano, porém, nos últimos anos, pouca coisa tem sido feita em relação à mobilidade urbana. Aumentou muito a motorização e a cidade carece de investimentos na área de infraestrutura e de transporte público.

Ficha Limpa: Temos que vigiar aqueles que nunca são pegos
Entrevista com Daniel Seidel, professor da Universidade Católica de Brasília
Confira nas Notícias do Dia de 13-07-2010
O projeto Ficha Limpa foi aprovado e vale nas eleições deste ano. Embora alguns candidatos já tentem burlar a nova lei, os movimentos sociais e a sociedade civil estão atentos e divulgando informações para que a Ficha Limpa seja levado em frente tal como foi aprovado.