Edição 339 | 16 Agosto 2010

Destaques On-Line

-

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 10-08-2010 a 14-08-2010.

Da garrafa para a jarra. Uma troca sustentável
Entrevista com Letycia Janot, economista
Confira nas Notícias do Dia de 10-8-2010
A água engarrafada causa impactos socioambientais. Por isso, a economista Letycia Janot criou o projeto Água na Jarra, cuja proposta é incentivar a troca da água engarrafada pela água purificada.

Love Parade: corpos conectados pelo amor erótico
Entrevista com Massimo Canevacci, professor da Universidade Federal de Santa Catarina
Confira nas Notícias do Dia de 11-08-2010
“A Love Parade, misturado com os novos tipos de comunicação digital, participa de interconectividade, onde se coloca em crise a tradicional forma de política e se cria uma utopia concreta que podemos chamar de heterotopia”, analisa o antropólogo italiano.

Prisões brasileiras sob uma mentalidade ditatorial
Entrevista com José Jesus Filho, assessor jurídico da Pastoral Carcerária
Confira nas Notícias do Dia de 12-8-2010
José Jesus Filho, adrogado, comenta a atual situação das prisões brasileiras e aponta os estados do Rio Grande do Sul, Santa Cataria e Espírito Santo como os locais em que ocorrem graves casos de tortura nas prisões.

Uma escola boa é onde a criança pode ser feliz’
Entrevista com Euclides Redin, professor da Escola Superior de Teologia – EST
Confira nas Notícias do Dia de 13-8-2010
“Na última década houve uma neurose de avaliações escolares. Tanto estatísticas, apontamento e resultados me parecem muito suspeitos porque não são neutros”, reflete Redin sobre a educação brasileira.

Belo Monte. ''Lula será lembrado como o presidente que acabou com os povos indígenas do Xingu''.
Entrevista com Dom Erwin Kräutler, bispo de Altamira
Confira nas Notícias do Dia de 14-8-2010
“Os índios que eram sempre pisados ergueram a cabeça e reconheceram que são filhos dessa terra e ninguém pode tirar isso deles”, aponta o bispo de Altamira.

Destaques do recesso

Confira, a seguir, algumas das entrevistas que foram publicadas pela IHU On-Line no site, no período em que a revista esteve em recesso, coincidente com as férias dos alunos da Unisinos.

Mídia, religião e política
Entrevista com Paul Freston
Confira nas Notícias do Dia de 21-7-2010
"Não se pode atribuir o crescimento do pentecostalismo unicamente ao uso da mídia", constata o pesquisador. O uso da mídia faz parte de um "pacote maior".

Belo Monte e o risco de extinção dos peixes do Xingu
Entrevista com Paulo Buckup, biólogo
Confira nas Notícias do Dia de 22-7-2010
“Nós chegamos à conclusão de que existem 819 espécies de peixes ameaçadas e este número tende a aumentar, porque, atualmente, toda semana novas espécies são descobertas no Brasil”, aponta o biólogo

Sumak kawsay. Nem melhor, nem bem: viver em plenitude
Entrevista com Esperanza Martínez, bióloga equatoriana
Confira nas Notícias do Dia de 24-7-2010
Os povos indígenas andinos oferecem o conceito "sumak kawsay", ou bem viver. "O bem viver é mais do que viver melhor, ou viver bem: o bem viver é viver em plenitude", explica a bióloga equatoriana.