Edição 336 | 06 Julho 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Jesus de Nazaré. Humanamente divino e divinamente humano

Jesus. Aproximação histórica é um livro que suscitou uma enorme polêmica na Europa, especialmente na Espanha. O autor do livro é José Antonio Pagola, teólogo, autor de diversas obras de teologia, pastoral e cristologia. Mais de 50 mil exemplares do livro foram vendidos na Espanha. Duramente questionado pela Conferência Episcopal Espanhola, o livro já foi traduzido em diversas línguas e acaba de ser publicado, no Brasil, pela Editora Vozes.

O debate suscitado pelo livro foi amplamente reproduzido pelas Notícias do Dia, publicadas diariamente na página do Instituto Humanitas Unisinos – IHU.

A última edição deste semestre da IHU On-Line discute o tema do livro de 652 páginas.

Foram entrevistados Andrés Torres Queiruga, teólogo, professor da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, Jacques Schlosser, exegeta, professor na Faculdade de Teologia de Strasbourg (Université Marc Bloch), Carlos Palacio, teólogo, superior provincial da Companhia de Jesus no Brasil, Francisco Orofino, teólogo, professor no Seminário Paulo VI, de Nova Iguaçu, Rio de Janeiro e Faustino Teixeira, professor e pesquisador do PPG em Ciências da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora.

A Faustino Teixeira, parceiro do IHU, agradecemos, mais uma vez, a importante contribuição que deu na elaboração da pauta desta revista.

Recentemente faleceu Militana Salustino do Nascimento (1925 -2010), conhecida como Dona Militana, natural de São Gonçalo do Amarante/RN, que cantou romances, modinhas, coco, xácaras, moirão, toadas e boi, aboios e fandangos. Uma entrevista com o folclorista Delfídio Gurgel contribui para uma melhor conhecimento da sua importância para a cultura popular brasileira.

Sob o título “Religiões do Mundo: a ética mundial ao alcance de todos”, Moisés Sbardelotto narra algo do trabalho do escritório brasileiro da Fundação Ética Mundial.

“Mídia e educação: a necessidade de refletir sobre sua regulamentação” é o título do artigo de Paola Madeira Nazário, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade – Grupo Cepos/Unisinos.

A revista IHU On-Line volta a circular no próximo dia 02-08-2010.

A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

 

Últimas edições

  • Edição 546

    Diálogo interconvicções. A multiplicidade no pano da vida

    Ver edição
  • Edição 545

    Cultura Pop. Na dobra do óbvio, a emergência de um mundo complexo

    Ver edição
  • Edição 544

    Revolução 4.0. Novas fronteiras para a vida e a educação

    Ver edição