Edição 335 | 28 Junho 2010

Sala de Leitura

IHU On-line

Saiba o que os colegas da comunidade estão lendo

Marilene Maia e Vicente Maia Battastini - Professora do Curso de Serviço Social da Unisinos, coordenadora do Programa Trabalho, do Instituto Humanitas Unisinos – IHU e do Cadernos IHU; estudante do Colégio Bom Conselho, Porto Alegre

“Meu filho Vicente e eu acabamos de ler Uma história de Futebol (Rio de Janeiro: Objetiva, 2006), de José Roberto Torero. A obra oportunizou muitas descobertas e múltiplas reflexões sobre a vida, a amizade, as diferenças, os sonhos... É uma história de dois meninos que gostavam muito de futebol. Um deles, Dico, jogava muito bem e o outro, Zuza, nem tanto. O livro apresenta as histórias dos amigos, que, em meio às diferenças, compartilham, ao longo de um ano inteiro, suas experiências de vida, de amores, de conquistas, de dificuldades e de brigas na escola, no campo, na família e na comunidade. Zuza relata esta história que é dividida com o Dico, que é nada mais nada menos do que o Pelé. Recomendamos a leitura. Ela tem um "gostinho" especial quando lida juntos (no nosso caso - mãe e filho). Ao final, a dica é ver o filme com este mesmo nome”.

Etty Hillesum - O colorido do amor no cinza da Shoá

Missões jesuíticas. Mundos que se revelam e se transformam

Nietzsche. Da moral de rebanho à reconstrução genealógica do pensar