Edição 334 | 21 Junho 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Futebol. A marca de uma identidade nacional?

Em meio às emoções que envolvem a Copa do Mundo de Futebol, a IHU On-Line propõe como tema de capa desta semana a importância do futebol na constituição da identidade nacional do povo brasileiro. Entrevistamos especialistas no tema, que discorrem sobre o significado do esporte mais venerado pelos brasileiros, bem como as principais transformações que o futebol tem sofrido ao longo de sua história.

Participam do debate os antropólogos Arlei Damo, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS; Simoni Lahud Guedes, professora na Universidade Federal Fluminense – UFF; Édison Gastaldo, professor na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro; a socióloga Fátima Ferreira Antunes, do Departamento do Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura de São Paulo; Ronaldo Helal, professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ, e os jornalistas Ruy Castro, Nando Gross e Fabiano Baldasso. Um breve texto sobre o tema, que nos foi enviado pelo professor José Afonso de Oliveira, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE, também é publicado.

Completam esta edição as entrevistas com Frank Usarski, professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, sobre a busca de uma teologia das religiões, e com Castor Bartolomé Ruiz, professor e pesquisador do PPG em Filosofia da Unisinos, sobre Lévinas e o pensamento do outro, tema da próxima etapa do Ciclo de Estudos Filosofias da diferença - Pré-evento do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, a ser realizado no dia 23 de junho, quarta-feira.

“A EBC e a TV Brasil: mais do mesmo?”, de Rodrigo Jacobus, membro do Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (CEPOS/Unisinos) e “A lucidez de José Saramago“, de Rafael B. Vieira, mestrando em direito na PUC-Rio, são os artigos que compõem este número.
  
A todas e a todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 549

    Caetano Veloso. Arte, política e poética da diversidade

    Ver edição
  • Edição 548

    Mulheres na pandemia. A complexa teia de desigualdades e o desafio de sobreviver ao caos

    Ver edição
  • Edição 547

    Clarice Lispector. Uma literatura encravada na mística

    Ver edição