Edição 333 | 14 Junho 2010

IHU Online

Renda Básica de Cidadania

Entre os dias 30 de junho e 2 de julho, na Universidade de São Paulo – USP, será realizado o 13º Congresso Internacional da Bien ("Basic Income Earth Network", ou Rede Mundial da Renda Básica).

A Renda Básica de Cidadania é “uma renda paga por uma comunidade política a todos os seus membros, em termos individuais, sem comprovação de renda nem exigência de contrapartida”, descreve Alessandra Scalioni, economista, citando Van Parijs e Vanderborght. Portanto, ela é universal e incondicional.

Atualizar a discussão deste direito é o tema desta edição da IHU On-Line. Contribuem, no debate, Daniel Raventós, professor da Universidade de Barcelona; Eduardo Suplicy, senador da República e autor da lei 10.835, que institui a Renda Básica de Cidadania no Brasil; Alessandra Scalioni, mestranda em economia na Universidade Federal Fluminense; Leonel Cesarino Pessoa, professor do PPG em Administração de Empresas na Universidade Nove de Julho, São Paulo; Josué Pereira da Silva, professor na Unicamp; Carolina Raquel Duarte de Mello Justo, socióloga e professora na UFSCar; Ângela Vasconcelos, professora na Universidade Federal Fluminense; e Sergei Soares, técnico de Planejamento e Pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

Completam esta edição três entrevistas e dois artigos. As entrevistas foram concedidas por Pedro Arantes, arquiteto e urbanista; Paulo César Duque Estrada, professor na PUC-Rio e Luiz Fernando Rodrigues, professor na Unisinos. Os dois artigos são, respectivamente, de Antonio Fausto Neto, professor e pesquisador do PPG em Comunicação da Unisinos, comentando o livro Da Igreja Eletrônica à sociedade em midiatização, de Pedro Gilberto Gomes, a ser lançado no Instituto Humanitas Unisinos – IHU, no dia 21 de junho, e de Denis Gerson Simões, mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos, intitulado A busca por milagres na Matrix Tupiniquim.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!