Edição 329 | 17 Mai 2010

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Pentecostalismo no Brasil. Cem anos

Surgido no ano de 1901, nos Estados Unidos, o pentecostalismo começou a se manifestar no Brasil, a partir de 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil.

A IHU On-Line desta semana analisa esta história centenária e debate a trajetória, as marcas e os rumos das igrejas pentecostais e neopentecostais.

Contribuem, neste debate, o historiador e doutor em História da Igreja, Alderi Souza de Matos, a professora da UERJ, Cecília Mariz, o sociólogo e presbítero da Assembleia de Deus Betesda, Gedeon Freire de Alencar, o jesuíta e professor da Unisinos, Inácio Spohr, o jornalista Marcos Sá Correa, a professora da Escola de Serviço Social da UFRJ, Maria das Dores Campos Machado, o professor da Umeso, Leonildo Silveira Campos, e o sociólogo Ricardo Mariano.

Completam a edição três entrevistas e dois artigos.

Amir Khair, especialista em finanças públicas, analisa a crise do Euro e seus possíveis impactos na economia internacional e, especialmente, nos assim chamados países emergentes.

Beatriz Domingues, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), discorre sobre o livro, clássico, sobre as reduções jesuíticas de José Peramás. A professora estará na Unisinos, na próxima quinta-feira, a convite do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, proferindo a conferência Platão e os Guarani: uma leitura da obra de José Peramás. O evento faz parte da preparação do XII Simpósio Internacional IHU: A Experiência Missioneira: território, cultura e identidade, a ser realizado de 25 a 28 de outubro de 2010, comemorando os 400 anos das reduções missioneiras.

O filósofo Vladimir Safatle, professor na USP, reflete sobre os valores do “Bem” e do “Mal” para a filosofia moral. Segundo ele, “não precisamos de valores como ‘Bem’ e ‘Mal’ para fundar uma filosofia moral, até porque estamos longe de ter um acordo a respeito do que ‘Bem’ pode significar. Talvez precisamos de uma filosofia moral fundada na noção de ‘conservação das condições de conflitos sobre valores’”.

Enfim, Omar Lucas Perrout Fortes de Sales, doutorando em teologia, resenha o livro de Gianni Vattimo Addio alla verità, recentemente publicado e ainda não traduzido para o português. E o jornalismo econômico como porta-voz do capital financeiro é o tema do artigo de Bruno Lima Rocha.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição