Edição 328 | 10 Mai 2010

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU.

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 04-05-2010 a 10-05-2010.

Células-tronco: o artificial que é benéfico
Entrevista com Patrícia Pranke
Confira nas Notícias do Dia de 04-05-2010
Sobre as pesquisas em células-tronco embrionárias, diversas linhas de pensamento cercam a ideia de início da vida, tornando difícil a possibilidade de um consenso geral. Para a chefe do Laboratório de Hematologia e Células-tronco da UFRGS, Patrícia Pranke, não existe uma única concordância, nem no meio religioso e filosófico nem no científico.
 
Belo Monte: “Precisamos de outro modelo de desenvolvimento”
Entrevista com Dion Monteiro
Confira nas Notícias do Dia de 05-05-2010
Na avaliação do economista Dion Monteiro, “o que está por trás da questão da Usina de Belo Monte é a concepção de vida de modelos de desenvolvimento e relações econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais que existem onde o econômico se destaca”.
 
A violência institucionalizada: ausência do Estado e do poder público
Entrevista especial com Julio Jacobo Waiselfisz
Confira nas Notícias do Dia de 06-05-2010 
A má distribuição de renda é um dos principais fatores para o aumento da violência no mundo. Esse fator impacta muito mais os jovens do que os adultos. “Se pensa ainda hoje que a pobreza é o fator explicativo dos índices de violência e homicídios. Se fosse desta forma, os países mais pobres do mundo deveriam ser os mais violentos, e isso não acontece”. 
 
O imperialismo brasileiro está nascendo?
Entrevista especial com Virgínia Fontes
Confira nas Notícias do Dia de 07-05-2010 
Estamos vivendo o nascimento do imperialismo brasileiro, onde os grandes capitais originados aqui no país “estão se concentrando em uma proporção faraônica” e, assim, passam a fazer investimentos diretos fora do país, além de implantar empresas no exterior. A Petrobras e a Vale são bons exemplos disso.

Sociedade do risco
Entrevista com Ana Clara Torres Ribeiro
Confira nas Notícias do Dia de 08-05-2010 
Problemas envolvendo causas naturais estão muito presentes na sociedade atual. O risco é permanente. Porém, diferente da ideia que temos de risco, este se caracteriza pelas desigualdades que permeiam as grandes cidades do país. Ele nem sempre é conhecido, já que vivemos quase sempre em situações em que desconhecemos os condicionamentos técnicos.

Economia, sustentabilidade e novos indicadores de desenvolvimento
Entrevista com Clitia Helena Backx Martins
Confira nas Notícias do Dia de 09-05-2010 
Estamos avançando no debate sobre economia e sustentabilidade. Entretanto, “ainda há muito para fazer em termos de educação ambiental e conscientização, especialmente no que diz respeito aos processos de reeducação para um consumo nos moldes de conforto essencial e simplicidade voluntária”.

“A Internet, sem anonimato, é uma prisão de segurança máxima”
Entrevista com Henrique Antoun
Confira nas Notícias do Dia de 10-05-2010 
A Internet e os comportamentos e posicionamentos que a tornaram possível, e a cultura que a web está gerando com as possibilidades que ela permite são o tema dessa discussão. “A web é povoada pelos movimentos sociais, hackers, grupos de ONGs, grupos de lutas sociais que começam a entendê-la como espaço que precisava ser povoado pela população”, aponta.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição