Edição 328 | 10 Mai 2010

IHU Online

Vale dos Sinos. Da produção calçadista ao high tech

Reconhecido como o maior polo calçadista do país, o Vale do Sinos está diversificando sua matriz produtiva nesta primeira década do século XXI.

A criação do Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos e do Parque Tecnológico do Vale do Sinos – Valetec, é fundamental para a mudança de rota da região.

A IHU On-Line desta semana busca compreender melhor as mudanças profundas que estão ocorrendo, seus desafios e suas perspectivas.

Contribuem nesta análise, a economista e professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Maria Alice Lahorgue; a diretora da Unidade de Inovação e Tecnologia da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – Unitec, e gestora executiva do Parque Tecnológico de São Leopoldo – Tecnosinos, Susana Kakuta; o diretor executivo do Parque Tecnológico do Vale do Sinos – Valetec, Maurício Andrade; o economista e professor da Unisinos, Achyles Barcelos; a diretora da empresa GVDASA, Vera Boufleur, o presidente da Altus Sistemas de Informática, Luis Gerbase, e o biólogo Rafael Altenhofen que descreve o panorama ambiental do Vale do Sinos.

Completam esta edição mais três entrevistas. Uma, com o filósofo paraguaio Gabriel Insaurralde, sobre o princípio responsabilidade de Hans Jonas. Outra com Ernildo Stein, filósofo gaúcho, professor da PUCRS,que estará aqui na Unisinos, nesta terça-feira, a convite do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, proferindo a conferência A crítica de Heidegger ao biologismo de Nietzsche e a questão da biopolítica. O evento se inscreve no Ciclo de Estudos Filosofias da diferença, pré-evento do XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, que se realiza nos dias 13 a 16 de setembro de 2010. Na entrevista, Ernildo Stein aborda alguns dos temas a serem discutidos nesta terça-feira.

Por último, Clitia Martins, professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS e pesquisadora da Fundação de Economia e Estatística do Governo do Estado do Rio Grande do Sul – FEE, discute a questão dos novos indicadores de desenvolvimento relacionados com uma economia ambientalmente sustentável. A professora e pesquisadora estará na Unisinos, na próxima quinta-feira, a convite do IHU, quando abordará e debaterá o tema supracitado.

A todos e todas uma ótima semana e uma excelente leitura!

Errata:

* Na edição de número 326, publicada em 26-04-2010, na entrevista com Philippe Di Folco, lê-se que Roman Polánski teria “dormido com uma jovem filha de 13 anos, em 1977”. A tradução correta é “moça”, e não “filha”. Também na mesma entrevista, com referência a Émile Zola, lê-se “ele, o escrivão...”, quando o correto é “escritor”.