Edição 327 | 03 Mai 2010

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do Sítio do IHU.

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 27-04-2010 a 30-04-2010.

Novo código de ética médica: 'a medicina brasileira entra no século XXI’
Entrevista com Léo Pessini
Confira nas Notícias do Dia de 27-04-2010
Entrou em vigor, no dia 13 de abril, o novo Código de Ética Médica. Uma das resoluções desse novo documento é que os médicos não devem mais praticar tratamentos desnecessários em doentes terminais, por exemplo, trazendo à tona questões como a ortotanásia.

Haiti. O ensino superior depois da tragédia
Entrevista com Sebastião Nascimento
Confira nas Notícias do Dia de 28-04-2010
Antes dos terremotos, o Haiti tinha uma única universidade pública, a Universidade de Estado do Haiti, que enfrentava problemas para oferecer vagas, não tinha campus central ou biblioteca. Nascimento faz parte de um grupo de pesquisa que estava no Haiti durante os terremotos e viu os problemas no ensino superior se agravarem. O grupo firmou um acordo de cooperação entre os dois países, visando à recuperação das atividades acadêmicas no país.

Brasil: 2010-2015. Desafios e possibilidades
Entrevista com Márcio Pochmann
Confira nas Notícias do Dia de 29-04-2010
Este ano eleitoral traz à tona os desafios que permearão a sociedade brasileira nos próximos anos. Para o economista e presidente do IPEA, Márcio Pochmann, a próxima eleição pode consagrar de vez a continuidade de uma política mais organizada e articulada.

Conflitos no campo. “Estados que lideram o ranking são os do agronegócio”
Entrevista com Carlos Walter Porto Gonçalves
Confira nas Notícias do Dia de 30-04-2010
Um dos dados que o 25º relatório dos conflitos no campo, divulgado pela Comissão Pastoral da Terra (CPT), destaca é que o nível de violência nessa área voltou a aumentar a partir de 2003. Gonçalves corrobora a conclusão da pesquisa.