Edição 325 | 19 Abril 2010

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 13-4-2010 a 18-4-2010.

Belo Monte. Um projeto que deve ser cancelado
Entrevista com Guilherme Zagallo
Confira nas Notícias do Dia 13-4-2010 
Em 6 de abril foi divulgado o relatório Missão Xingu: Impactos socioambientais e violações de direitos humanos no licenciamento da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Um dos relatores do documento fala sobre as violações deste projeto aos direitos humanos e os seus impactos para a população e o ambiente local.

Feminismo: pluralismo, diferenças e concepções
Entrevista com Helena Hirata
Confira nas Notícias do Dia 14-4-2010 
Em Dicionário Crítico do Feminismo (São Paulo: UNESP, 2010), a socióloga busca dissecar termos relacionados ao mundo das mulheres e, assim, mostrar os significados de questões como opressão, dominação masculina, aborto e contracepção, assédio sexual, prostituição, maternidade e movimentos feministas. “A relação entre homens e mulheres oculta uma questão importante que é a hierarquia social”, aponta.

Amazônia. 2015, desmatamento zero
Entrevista com João Talocchi
Confira nas Notícias do Dia 15-2010
Está prevista, para o final deste ano, a próxima Cúpula do clima. Cancun, no México, receberá pesquisadores, governantes e todos aqueles interessados no tema para discutir o futuro do planeta. O objetivo é que agora se consiga produzir um acordo global com ações efetivas para combater as mudanças climáticas, diferente do que aconteceu em Copenhague, cujo resultado foi considerado um desastre com um acordo que não muda nada.

A pedofilia e a questão do celibato
Artigo de Nazir Hamad
Confira nas Notícias do Dia 15-4-2010
"Pode-se ser pedófilo tanto dentro da Igreja como fora dela. O pedófilo pode ser tanto um clérigo seguindo a regra do celibato, como um leigo, casado e pai de vários filhos", escreve o psicanalista libanês radicado na França. Segundo ele, "um adulto que trabalha com crianças cai nisso que Ferenczi chama de confusão de linguagens".

“A falta do pai é sempre prejudicial”
Entrevista com Rubens de Aguiar Maciel
Confira nas Notícias do Dia 16-04-2010 
“Há um grande desconhecimento em relação à importância da função paterna dentro da família. Nas relações entre mãe e pai, existe uma dinâmica que é alterada com a vinda de um filho. Por outro lado, o pai tem uma função muito importante na formação da personalidade e no aspecto emocional da criança”, afirma o psicanalista. Ele comenta as transformações que o papel do pai vem sofrendo nas últimas décadas.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição