Edição 325 | 19 Abril 2010

IHU Online

Movimentos sociais. Perspectivas e desafios

“Na atualidade, os movimentos sociais são distintos dos ocorridos do final da década de 1970 e parte dos anos 1980”, constata a socióloga Maria da Glória Gohn. Analisar as transformações que marcaram os movimentos sociais na última década, as limitações e desafios desses atores sociais é o tema que inspira a matéria de capa da revista IHU On-Line desta semana.

Contribuem para este debate, além da pesquisadora citada, sociólogos, militantes sociais e cientistas políticos, como Rudá Ricci, professor da PUC-Minas, Sílvio Caccia Bava, coordenador geral do Instituto Polis, Ivo Lesbaupin, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, Marcus Abílio Gomes Pereira, professor da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Ivo Poletto, assessor de pastorais e movimentos sociais.

Completam esta edição as entrevistas com José Ternes, filósofo e professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, sobre a sociedade panóptica e o sujeito histórico a partir de Foucault e com botânico Paulo Brack, representante do Instituto Gaúcho de Estudos Ambientais – Ingá, no Conselho Estadual do Meio Ambiente do RS – Consema-RS, sobre a biodiversidade gaúcha. A primeira entrevista é mais um subsídio para o XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana, a ser realizado de 13 a 16 de setembro de 2010, e que será precedido por uma série de pré-eventos, dentre os quais destacamos o Ciclo de Estudos Filosofias da Diferença, que inicia no dia 26 de maio de 2010. A segunda entrevista continua o debate iniciado na edição da semana passada sobre a biodiversidade.

Ainda neste número, publicamos o calendário dos próximos eventos promovidos pelo IHU. Destacamos a conferência inicial do Ciclo de Palestras: Perspectivas socioambientais e econômicas do Brasil 2010 - 2015. Limites e Possibilidades, que será proferida, na próxima segunda-feira, dia 26 de abril, por Márcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

A todas e todos um bom feriado, uma ótima leitura e uma excelente semana!