Edição 320 | 21 Dezembro 2009

IHU Online

Para onde vai a Igreja, hoje?

No final da primeira década do século XXI, a última edição, de 2009, da revista IHU On-Line, propõe-se a perscrutar os rumos e as perspectivas da caminhada da Igreja.

Contribuem nesta tarefa, o inglês Timothy Radcliffe, presidente do International Young Leaders Network e ex-superior geral da Ordem dos Pregadores (Dominicanos); Claudio Burgaleta, coordenador do Instituto de Estudos Hispano e Latino-Americanos da Fordham University, em Nova York; Sandro Magister, jornalista italiano; John L. Allen Jr, e correspondente do jornal National Catholic Reporter (NCR), do canal CNN e da National Public Radio (NPR); Wolfgang Thönissen, diretor do Johann-Adam-Möhler-Institut für Ökumenik, na Alemanha; Luiz Carlos Susin, teólogo e docente da Pontifícia Universidade Católica – PUCRS; João Batista Libânio, filósofo, teólogo e docente da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia; Andrea Tornielli, jornalista e escritor italiano; e Washington Uranga, jornalista uruguaio.

O projeto de construção de grandes hidrelétricas como as do Rio Madeira e do Rio Xingu, tem sido ampla e continuamente debatido nas Notícias do Dia, atualizadas de segunda a segunda, no sítio do Instituto Humanitas Unisinos – IHU. Nesta edição reproduzimos a entrevista que D. Erwin Kräutler, bispo de Altamira, AM, concedeu à IHU On-Line e que foi publicada no dia 16-12-2009. Ele aborda, com acuidade e pertinência, as implicações e os impasses da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte.

Por sua vez, José Eli da Veiga, professor do Departamento de Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP) apresenta o seu novo livro, Mundo em transe. Do aquecimento global ao ecodesenvolvimento e Maria Eugenia Guimarães analisa o pensamento econômico de Celso Furtado, no ano do cinquentenário de Formação Econômica do Brasil.

A programação de alguns dos eventos promovidos pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em 2010, com destaque para os dois Simpósios Internacionais, também podem ser conferidos nesta edição.

A revista IHU On-Line voltará a circular, nas versões eletrônica e impressa, no dia 15-03-2010.

As Notícias do Dia do sítio do IHU não serão atualizadas entre os dias 24-12-2009 e 05-01-2010.

No restante do tempo, a página será atualizada diariamente, de segunda a segunda.

A todos e todas um Feliz Natal e muita saúde e paz em 2010!