Edição 319 | 14 Dezembro 2009

IHU Online

Processos de comunicação e cultura solidária

De 3 a 7 de fevereiro realiza-se, em Porto Alegre, o Mutirão de Comunicação - América Latina e Caribe. O tema central do Mutirão, Processos de comunicação e cultura solidária, inspira a grande parte das entrevistas desta edição.

Assim, contribuem na IHU On-Line desta semana, o jornalista Washington Uranga, diretor de pós-graduação da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de Buenos Aires, o filósofo colombiano e doutor em comunicação, Luís Ignacio Sierra Gutiérrez, professor da Pontifícia Universidade Javeriana, de Bogotá, Colômbia, o jornalista Antonio Fausto Neto, professor da Unisinos, Martín Becerra, da Universidade Nacional de Quilmes, Guillermo Mastrini, da Universidade de Buenos Aires – UBA, e o professor Gabriel Jaime Pérez Montoya, vice-reitor da Pontifícia Universidad Javeriana, de Cali, na Colômbia.

Por sua vez, o jornalista Alexon Gabriel João discute o papel da publicidade na manutenção das práticas de consumo.

As Notícias do Dia, atualizadas diariamente, de segunda a segunda, e publicadas no sítio do IHU, têm amplamente discutido e debatido o projeto de construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu. Nesta edição, Rodolfo Salm, PhD em Ciências Ambientais e professor da Universidade Federal do Pará, contribui com o debate com uma entrevista sobre o tema.

Completam a edição as entrevistas com Luís Corrêa Lima, professor e pesquisador da PUC-Rio, autor do livro, recém lançado, Fernand Braudel e o Brasil: vivência e brasilianismo (1935-1945) e com Marcos Sandrini, educador e teólogo, diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!