Edição 318 | 07 Dezembro 2009

IHU Online

Propriedade e direito autoral em tempos digitais

A época de grandes mutações que vivemos, caracterizada pela era digital, traz consigo uma mudança radical no conceito de propriedade. Ainda tem sentido falar em direito autoral, copyright e propriedade intelectual no universo do conhecimento, patrimônio comum da humanidade?

As Notícias do Dia, atualizadas de segunda a segunda, e publicadas na página eletrônica do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, têm abordado este tema. Recentemente, foi publicada uma instigante entrevista com Sergio Amadeu, professor na Faculdade Cásper Líbero e consultor do Instituto Campus Party, intitulada “O mundo mudou e com ele as formas de propriedade também mudaram”.

A IHU On-Line desta semana retoma o tema com as contribuições de Pedro Rezende, professor de Ciência da Computação da UnB, Pedro Paranaguá, professor da FGV-Rio, Marcelo Branco, diretor do Campus Party Brasil, Pablo Ortellado, professor da USP e Ângela Kretschmann, professora da Unisinos.

Na próxima quinta-feira, dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, será inaugurada a Sala Ignacio Ellacuría e companheiros. A Unisinos, numa promoção do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, encerra, dessa maneira, a celebração da memória do martírio dos seis jesuítas, professores e pesquisadores da Universidade Centro-Americana “Simeón Cañas”, e duas mulheres, barbaramente trucidados, há 20 anos em San Salvador. O “memorial” que pode ser consultado na página eletrônica do IHU, é enriquecido com a entrevista de Cecília Santiago, professora de Psicologia na Universidad de La Tierra, no México.

A polêmica aprovação do assim chamado Ato Médico, tema de capa da revista IHU On-Line, numa das edições de 2004, é discutido em duas entrevistas que podem ser consultadas nas páginas desta edição.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!