Edição 317 | 30 Novembro 2009

Sala Ignacio Ellacuría e companheiros

IHU Online

Confira.

Há 20 anos seis padres jesuítas, a funcionária da residência e sua filha de 15 anos, foram brutalmente assassinados pela extrema direita salvadorenha com apoio de forças militares estrangeiras. A chacina ocorreu no jardim da comunidade jesuíta da Universidade Centro-Americana José Simeón Cañas (UCA), em El Salvador. A memória desses mártires será recordada no debate Memory and its strength: the martyrs of El Salvador (A memória e sua força: os mártires de El Salvador), que irá ocorrer no Boston College, nos Estados Unidos, em 30 de novembro. Participarão do debate o filósofo norte-americano Noam Chomsky e o jesuíta, teólogo e co-fundador da UCA, Jon Sobrino. J. Donald Monan, jesuíta e reitor emérito do Boston College, será o mediador do mesmo.

No próximo dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, o Instituto Humanitas Unisinos – IHU, retransmitirá o debate por ocasião da inauguração da Sala Ignacio Ellacuría e companheiros. A sala é a antiga sala 1G119, sede dos eventos do IHU. Na ocasião também será transmitida uma mensagem do atual reitor da UCA-San Salvador.

A partir do dia 16 de novembro, 20º aniversário do martírio dos seis jesuítas e das duas mulheres, o sítio do IHU disponibiliza o link Sala Ignacio Ellacuría onde se pode acessar o Memorial dos mártires salvadorenhos.

Para mais detalhes da programação da inauguração da Sala Ignacio Ellacuría e companheiros, clique aqui.