Edição 317 | 30 Novembro 2009

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do Sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line e disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.ihu.unisinos.br) de 24-11-2009 a 29-11-2009

“Discutir o BNDES é discutir o Brasil que queremos”
Entrevista com João Roberto Lopes
Confira nas Notícias do Dia de 24-11-2009
“O Banco tem atuado, no contexto da recente crise financeira, em favor de uma ainda maior concentração econômica por meio do financiamento e auxílio na formatação de processos de aquisições e fusões”, é o que afirma João Roberto Lopes, do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase).

Conflitos agrários em Minas Gerais: as ameaças à religiosa e ao MST
Entrevista com Frei Gilvander Moreira
Confira nas Notícias do Dia de 25-11-2009
Há 16 anos, Irmã Geralda Magela da Fonseca, a “Irmã Geraldinha”, acompanha os trabalhos, as ações pastorais e a luta pela reforma agrária em Salto da Divisa, em Minas Gerais. Frei Gilvander nos falou sobre o que está por trás dessa disputa por terras que vem se intensificando no estado mineiro, e das ameaças que a irmã Geraldinha e aqueles que lutam pela terra vêm sofrendo.

Fórum Social Mundial: limites e possibilidades
Entrevista com José Rogério Lopes
Confira nas Notícias do Dia de 26-11-2009
Organizado por movimentos sociais de diversos continentes, objetivando elaborar alternativas para a transformação social global, o Fórum Social Mundial retorna a Porto Alegre em janeiro, onde celebrará seus 10 anos. A Agenda Mundial das Políticas Sociais será definida ao final do evento, e apresentará as principais mobilizações mundiais de movimentos sociais e de organizações contra a globalização neoliberal, diz José Rogério Lopes.

''A construção do conhecimento é um processo colaborativo''
Entrevista com Ladislau Dowbor
Confira nas Notícias do Dia de 27-11-2009
Segundo o economista Ladislau Dowbor, a reação de tentar travar o acesso ao conhecimento, principalmente com as oportunidades que a Internet disponibilizou para tal ação, é compreensível. “Quando surgiu o cinema, diziam que ia matar o teatro; quando surgiu a televisão, disseram que ia matar o cinema, e assim por diante”.

Rotulagem de transgênicos: pelo direito à informação
Entrevista com Andrea Salazar
Confira nas Notícias do Dia de 28-11-2009
Continua correndo no Congresso o projeto que visa a não obrigatoriedade de rotulagem dos produtos que contêm ingredientes geneticamente modificados. Diversos órgãos, principalmente ligados ao direito do consumidor, lutam para que a lei que exige essa informação no rótulo dos produtos, aprovada em 2004, continue em vigor, indica Andrea Salazar, consultora do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).