Edição 313 | 03 Novembro 2009

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Filosofia, mística e espiritualidade. Simone Weil, cem anos

O centenário do nascimento de Simone Weil, escritora, operária e filósofa francesa, que morreu aos 34 anos de idade, enseja que a revista IHU On-Line, retome, em parceria com o Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – CTCH - PUC-Rio, a sua fascinante trajetória filosófica, mística e espiritual.

Especialistas nacionais e internacionais na filosofia weiliana contribuem nesta edição: Bartomeu Estelrich, filósofo e professor do Boston College, USA; Emmanuel Gabellieri, professor da Universidade Católica de Lyon, França; Giulia Paola di Nicola e Attilio Danese, italianos, diretores da revista Perspectiva Persona; Maria Clara Bingemer, professora do Departamento de Teologia da Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio; Fernando Rey Puente, filósofo e professor de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Miguel Ângelo Guimarães Juliano, professor de Filosofia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora, MG.

Três entrevistas completam esta edição: Ana Luisa Janeira, professora na Universidade de Lisboa, Portugal, e que numa edição anterior desta revista narrou a sua trajetória intelectual, informa algo das suas pesquisas sobre as Missões Jesuíticas. Aliás, no próximo ano, celebra-se o quarto centenário do início deste experimento. Por sua vez, José Antonio Zamora, professor no Instituto de Filosofia do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, reflete sobre a contribuição de Walter Benjamin na compreensão do progresso como ideologia que institui o império do instante, destruindo a experiência em função da fugacidade e da velocidade sempre mais acelerada na modernidade capitalista. Por fim, François Euvé, teólogo francês, descreve a sua trajetória intelectual de diálogo com a ciência, especialmente a física.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição