Edição 298 | 22 Junho 2009

IHU Online

Desejo e violência

O laço que une a violência com o direito universal ao desejo é o tema de capa da IHU On-Line desta semana. A presente edição constitui-se num importante subsídio para os debates do Colóquio Internacional A ética da psicanálise: Lacan estaria justificado em dizer “não cedas de teu desejo”? [ne cède pas sur ton désir?], que se realizará nos dias 14 e 15 de agosto de 2009, promovido pelo Instituto Humanitas Unisinos – IHU, em parceria com, entre outros, a Association Lacanienne Internationale – ALI, Escola de Estudos Psicanalíticos – EEP e o Laboratório de Filosofia e Psicanálise, do PPG em Filosofia da Unisinos.

Contribuem na discussão, Mario Fleig, professor e pesquisador do PPG em Filosofia, da Unisinos, José Zuberman, argentino, da Escola Freudiana de Buenos Aires – EFBA, Ivan Correa, do Centro de Estudos Freudianos do Recife (CEF), Pernambuco, Rosane de Abreu e Silva, da Escola de Estudos Psicanalíticos (EEP) de Porto Alegre, RS, Margareth Kuhn Martta, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), RS, Conceição Fleig, psicanalista e psicóloga gaúcha, e Jean-Pierre Lebrun, belga, da Associação Lacaniana Internacional.

Uma entrevista com Etienne Higuet, professor Universidade Metodista de São Paulo, apresentando a contribuição da obra do teólogo protestante Paul Tillich para o cristianismo, hoje, completa esta edição.

A todas e todos um ótima leitura e uma excelente semana!