Edição 295 | 01 Junho 2009

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Ecoeconomia. Uma resposta à crise ambiental?

Neste momento de crise global da economia capitalista, quais são as possibilidades e os limites de pensar uma economia que leve em conta a sustentabilidade da terra?

Para discutir as possibilidades de uma ecoeconomia, contribuem nesta edição os seguintes pesquisadores e especialistas: Paulo Durval Branco, sócio-diretor da Ekobé Consultoria em Sustentabilidade e professor da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade (Escas); o economista francês Serge Latouche; o economista Ladislau Dowbor, professor da PUC-SP; o ambientalista e coordenador do Portal EcoDebate, Henrique Cortez; a economista Hazel Henderson e a professora da Fundação Getulio Vargas Isleide Arruda.

Por sua vez, Carlos Lessa, economista e ex-presidente do BNDES, analisa a conjuntura econômica nacional no contexto da crise financeira internacional.

Também nesta edição podem ser conferidas mais três importantes entrevistas. O Colóquio Internacional A ética da Psicanálise, que acontece em Porto Alegre no próximo mês de agosto numa promoção do Instituto Humanitas Unisinos – IHU, da Association Lacanienne Internationale – ALI e da Escola de Estudos Psicanalíticos – EEP, de Porto Alegre, é o tema da entrevista com Mario Fleig, professor e pesquisador do PPG em Filosofia da Unisinos.

Degislando Nóbrega de Lima, teólogo, professor da Universidade Católica de Pernambuco – Unicap, reflete sobre a inculturação do cristianismo no mundo plural.

Gary Macy, professor de teologia na universidade Santa Clara, confiada à Companhia de Jesus, nos Estados Unidos, relata a sua pesquisa histórica sobre a ordenação de mulheres até o século XII. Sem dúvida, uma entrevista instigante que aprofunda uma notícia publicada na última semana nas Notícias do Dia do sítio do IHU.

Nesta edição ainda, fazemos memória de Lucilda Selli (15/08/1955 – 25/05/2009), professora da Unisinos, falecida na semana passada.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição