Edição 294 | 25 Mai 2009

Indicadores Socioeconômicos e Políticas Públicas

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

No próximo dia 27-05-2009, quarta-feira, acontece na Unisinos o Fórum sobre Indicadores Socioeconômicos e Políticas Públicas: realidade e possibilidades para o Vale dos Sinos

Na ocasião, a Profa. Dra. Paraskevi Bessa-Rodrigues, coordenadora da Assessoria de Relações Internacionais e Desenvolvimento, da Reitoria da Unisinos, inicia o Fórum conduzindo um debate, das 14h às 16 horas, sobre o tema “Metodologias dos indicadores socioeconômicos –  Agências internacionais e a realidade do Vale do Rio dos Sinos”.

Em seguida, das 16h às 18h, o MS Ademir Barbosa Koucher, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, de Porto Alegre, falará sobre as “Metodologias dos indicadores socioeconômicos – Agência nacional e a realidade do Vale do Rio dos Sinos”. Para Ademir, “as informações estatísticas consolidadas nos indicadores socioeconômicos constituem, cada vez mais, um elemento indispensável na formulação de políticas públicas que orientam decisões e ações dos governos. Por esse motivo, a demanda por estatísticas públicas vem constituindo um grande desafio para as agências (públicas e oficiais) de estatística como o IBGE”. Ele argumenta, em breves palavras enviadas por e-mail à IHU On-Line, que “este seminário pretende mostrar como foi construído e organizado o Sistema de Informações Estatísticas do IBGE, que informações produz e como são disponibilizadas. E, em relação aos aspectos metodológicos, mostrar as transformações em curso, que irão contribuir para o aumento do potencial analítico das informações estatísticas através de dados cada vez mais interativos e especializados”.

Mais tarde, das 19h às 22h o Fórum encerra com a explanação do MS Hélios Puig Gonzalez, da Fundação de Economia e Estatística – FEE, de Porto Alegre, que abordará o assunto “Metodologias dos indicadores socioeconômicos – Agência estadual e a realidade do Vale do Rio dos Sinos”.

A segunda etapa do Fórum continua na modalidade de ensino a distância (EAD), com o tema “Metodologias, agências e expressões dos indicadores socioeconômicos”. Mais informações podem ser obtidas em www.unisinos.br/ihu.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição