Edição 290 | 20 Abril 2009

IHU Online

Twitter, Facebook, MySpace e Orkut. As redes sociais na web

No final de março, o Facebook, segundo notícia publicada no jornal italiano La Repubblica, 29-03-2009, atingiu mais de 200 milhões de pessoas registradas, confirmando-se como a maior comunidade online do mundo. Por semana, segundo a empresa fundada pelo jovem Mark Zuckerberg, 24 anos, acolhe quase um milhão de novos membros. Facebook, no entanto, enfrenta a concorrência de outras redes sociais como Twitter, sempre mais popular entre os jovens. Ele saltou de 600 usuários para 6 milhões em apenas 12 meses. No Brasil, o Orkut continua imbatível.

Entender melhor a formação de redes sociais na web, a partir do uso de ferramentas como Twitter, Facebook, My Space e Orkut, é o tema desta edição da IHU On-Line.

Marco González, da Universidade de Harvard, as jornalistas Gabriela Zago e Pollyana Ferrari, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), e Raquel Recuero, da Universidade Católica de Pelotas (UCPEL), contribuem para uma melhor compreensão do fenômeno.

Por sua vez, Sandra Portella Montardo, professora no Centro Universitário Feevale, reflete sobre como as redes sociais da internet possibilitam a inclusão social, e Suely Fragoso, professora na Unisinos, acentua que as hierarquias e verticalidades persistem nas redes sociais da web. Paula Sibilia, docente na Universidade Federal Fluminense (UFF), assinala que essas ferramentas representam a sociedade do espetáculo.

Os livros Viagem ao mundo alternativo: a contracultura nos anos 80, de César Carvalho, e Padre Cícero. Sociologia de um padre, antropologia de um santo, de Antônio Braga, inspiram as entrevistas que completam esta edição.

A próxima edição da revista circulará no dia 04 de maio.

A todas e todos, um bom feriado, uma ótima semana e uma excelente leitura!