Edição 287 | 30 Março 2009

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

A crise capitalista e a esquerda

A crise internacional do capitalismo volta a ser, nesta primeira edição da revista IHU On-Line deste ano, o tema de capa. Se nas edições anteriores a crise foi abordada, alternadamente, retomando as inspirações de J. M. Keynes e Karl Marx, nesta buscamos compreender o diagnóstico e os prognósticos que especialistas, identificados com o amplo campo da esquerda, descrevem.

As contribuições de David Harvey, geógrafo marxista e autor do já “clássico” A condição pós-moderna, de Robert Kurz, Reinaldo Gonçalves, Paul Singer, Ricardo Abramovay, Eric Toussaint, Michael Hardt, Mario Deaglio e James Petras permitem visualizar os desafios que a crise internacional do capitalismo representa para a esquerda, hoje.

Gianni Vattimo, filósofo italiano, com viagem programada para estar conosco aqui na Unisinos no dia 15 de setembro deste ano, no X Simpósio Internacional Narrar Deus numa sociedade pós-metafísica. Possibilidades e impossibilidades, analisa a questão da liberdade na sua relação com as religiões.

Publicamos também um poema inédito do carioca Pádua Fernandes.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição