Edição 285 | 08 Dezembro 2008

Editorial

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Alternativas energéticas em tempos de crise financeira e ambiental

Nos últimos meses, o assunto recorrente é a crise financeira internacional. No entanto, o que poucos se lembram é que há outra crise, mais antiga, de proporções ainda maiores e com previsões ainda mais catastróficas: a crise ambiental. Relacionar ambas as crises e, a partir delas, pensar em novas alternativas energéticas para a sociedade é o objetivo da revista IHU On-Line desta semana. Afinal, se vivemos em um país rico de fontes renováveis e limpas de energia, por que não pensarmos em uma mudança estratégica?

Para refletir sobre o tema, convidamos o físico José Bautista Vidal, para quem o Brasil dispõe de recursos naturais suficientes para resolver os problemas nacionais e internacionais; o jornalista ambiental André Trigueiro, que acredita que devemos descobrir outros motivos dignos, interessantes e atraentes para viver do que apenas respirar lucro; a pesquisadora Silvia Ribeiro, que declara que a nova onda de agrocombustíveis industriais é uma das piores ameaças ao ambiente; o professor argentino Walter Pengue, que pensa que a crise financeira é algo menor, comparada com a crise ambiental; o presidente do Comitê pelo Cancelamento da Dívida do Terceiro Mundo (CADTM) da Bélgica, Eric Toussaint, que vê as crises financeiras, climática e alimentar como parte do processo de esgotamento do capitalismo; e o jornalista Washington Novaes, que aponta as energias renováveis como um caminho para a descentralização. Também participa desta edição o economista alemão Elmar Altvater, para quem a crise atual é sistêmica.

Nesta edição, você ainda confere uma entrevista com o teólogo Getulio Bertelli, sobre Thomas Merton, no ano em que se lembra o 40º aniversário de sua morte.

O filme da semana é Última parada 174, de Bruno Barreto.

Do poeta português, radicado no Brasil, Fernando Paixão publicamos um poema inédito.

A próxima edição da revista IHU On-Line será publicada dia 22 de dezembro de 2008.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição