Edição 275 | 29 Setembro 2008

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia no sítio do IHU

Entrevistas especiais feitas pela IHU On-Line disponíveis nas Notícias do Dia do sítio do IHU de 22-09-2008 a 28-09-2008.

O sindicalismo está superando a crise
Entrevista com Marco Santana
Confira nas Notícias do Dia 22-09-2008
Tendo em vista as importantes transformações pelas quais o sindicalismo passou nos últimos anos, esse é o momento para refletir sobre o seu desenvolvimento daqui para frente. Para o professor Marco Santana, a crise pelo qual o sindicalismo passou está sendo superada.

Direito dos animais. A Lei Arouca em discussão
Entrevista com Róber Bachinski e Martin Sander
Confira nas Notícias do Dia 23-09-2008
O estudante e o professor de Biologia refletem nesta entrevista sobre o direito dos animais e o uso que se faz deles nas universidades e centros de pesquisa, discutindo a Lei Arouca.  “Não faz sentido causar dor a qualquer ser vivo, seja ele humano ou não”, afirmam.

Eleições 2008: Desencanto e passividade dos eleitores
Entrevistas com Sérgio Trein e Osvaldo Biz
Confira nas Notícias do Dia 24-09-2008
Os dois professores analisam o desencanto com as próximas eleições e refletem acerca do desenvolvimento político brasileiro que nos levou a esse cenário.

A morte cerebral e a doação de órgãos
Entrevista com Léo Pessini
Confira nas Notícias do Dia 25-09-2008
Nesta conversa, o teólogo faz uma severa crítica ao artigo publicado pelo jornal L’Osservatore Romano, que coloca em debate o conceito de morte cerebral. Para ele, a articulista podia estar bem intencionada em relação ao seu texto, mas ainda assim prestou um desserviço à ciência médica e à humanidade.

A dura luta dos Guarani no Mato Grosso do Sul pela demarcação da terra
Entrevista com Antonio Brand
Confira nas Notícias do Dia 26-09-2008
“Há dois meses, existe uma das mais virulentas campanhas contra os povos indígenas”, afirma o professor Antonio Brand que, nesta entrevista, analisa a reunião do presidente da Funai com o governo do Mato Grosso do Sul e a campanha que está sendo criada no estado contra as reivindicações dos Guarani.

“Escola de liberdade”. A espiritualidade na pós-modernidade
Entrevista com Luís González-Quevedo
Confira nas Notícias do Dia 28-09-2008
Para Quevedo, a liberdade interior é essencial para a espiritualidade. Ele descreve, nesta entrevista, as principais características desta na pós-modernidade, à luz dos Exercícios espirituais de Inácio de Loyola.