Edição 262 | 16 Junho 2008

IHU Online

Machado de Assis: um conhecedor da alma humana

No centenário da morte de Machado de Assis, a IHU On-Line desta semana trata do autor de clássicos da literatura brasileira, como Dom Casmurro, Quincas Borba e Memórias póstumas de Brás Cubas.

Contribuem nesta viagem pela obra de Machado de Assis Daniel Piza, jornalista e biógrafo de Machado; John Gledson, pesquisador britânico; Leonardo Vieira de Almeida, doutorando em Estudos de Literatura Brasileira na PUC-Rio; Eliana Yunes, professora da PUC-Rio; José Raimundo Maia Neto, professor da UFMG; Kátia Muricy, professora de filosofia da PUC-Rio; Douglas Rodrigues da Conceição, professor da Universidade do Estado do Pará; Alessandro Rodrigues Rocha, doutorando em Teologia na PUC-Rio; Mauro Rosso, pesquisador de literatura brasileira; Domício Proença Filho, membro da Academia Brasileira de Letras; o escritor Luiz Antonio Aguiar; Ana Lúcia Tettamanzy, professora da UFRGS; João Cezar de Castro Rocha, professor da UERJ; e Eduardo de Assis Duarte, professor da UFMG.

A realização deste número contou, mais uma vez, com a importante parceria de nossos/as colegas do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio (CTCH), especialmente a professora Eliana Yunes, coordenadora setorial de desenvolvimento do CTCH, e Gilda Carvalho, assessora da coordenação setorial de desenvolvimento do CTCH e mestranda em Literatura Brasileira na PUC-Rio. Certamente, esta parceria dará outros frutos profícuos.

Confira, também, nesta edição, duas entrevistas sobre a discussão no Supremo Tribunal Federal acerca das células-tronco embrionárias, com o juiz de Direito Roberto Arriada Lorea e o jurista Ives Gandra. Ainda repercutindo o tema das nanotecnologias relacionadas com o pós-humano, amplamente debatido durante o Simpósio Internacional uma sociedade pós-humana? Possibilidades e limites das nanotecnologias, realizado na Unisinos, no mês de maio, publicamos neste número uma entrevista com o professor Timothy Lenoir, da Duke University. E, sobre a crise política que assola o governo gaúcho, entrevistamos o professor de Direito Sérgio Borja.

Comunicamos que na próxima semana, excepcionalmente, a edição eletrônica da revista IHU On-Line estará disponível a partir do final da tarde da próxima terça-feira, dia 24 de junho. A edição impressa circulará no dia 25, quarta-feira, a partir das 8h no câmpus da Unisinos.

A todas e todos uma ótima leitura e uma excelente semana!