Edição 245 | 26 Novembro 2007

Destaques On-Line

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU

Os desafios da democracia na América Latina
Dejalma Cremonese, cientista político

Confira nas Notícias do Dia 19-11-2007
Na opinião de Dejalma Cremonese, cientista político e professor da Unijuí–RS, em artigo enviado à IHU On-Line, além da participação dos setores organizados da sociedade civil e do olhar crítico e imparcial da mídia, é preciso outras formas de controle e “responsabilização” dos atos administrativos das pessoas que ocupam cargos públicos.

A Transição para um Sistema Energético Sustentável
José Goldemberg, professor

Confira nas Notícias do Dia 19-11-2007
O professor da USP José Goldemberg, em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 19-11-2007, constata que o progresso técnico que alcançamos no século XX não é sustentável a médio prazo e o problema precisa ser resolvido nas próximas décadas, ou seja, pela atual geração, para evitar uma crise sem precedentes na História moderna.

Argentina. O retorno de um discurso ‘ferozmente antipopular’
Eduardo Rinesi, filósofo e cientista político

Confira nas Notícias do Dia 20-11-2007
A partir das leituras dominantes sobre os resultados das eleições argentinas, o filósofo e cientista político Eduardo Rinesi, em entrevista publicada no jornal Página/12, 12-11-2007, analisa o ressurgimento da dicotomia peronismo-antiperonismo, sua relação com as referências ao clientelismo e ao republicanismo.

Pequenas diferenças entre Brasil e Argentina
Eduardo Aliverti, jornalista
Confira nas Notícias do Dia 20-11-2007
A descoberta da jazida de petróleo do poço de Tupi, na bacia de Santos, serve de pretexto para o jornalista Eduardo Aliverti traçar um paralelo entre Brasil e Argentina, mas também para jogar luzes sobre o conflito entre a Argentina e seu outro vizinho, o Uruguai, por conta da papeleira de Botnia. Ele faz isso em artigo publicado no jornal Página/12, 12-11-2007.

Brasil lidera a corrida armamentista na América Latina
Jânio de Freitas, jornalista

Confira nas Notícias do Dia 20-11-2007
O jornalista Jânio de Freitas, no artigo intitulado “Às armas”, publicado pelo jornal Folha de S. Paulo, 20-11-2007, escreve que a campanha de um grupo de armamentistas no Brasil utiliza Hugo Chávez como um pretexto fácil, que dispensa esforços para mobilizar os meios de comunicação brasileiros, mas o país que há duas para três décadas, pelo menos, lidera o armamentismo na América Latina é o próprio Brasil.

Mais Estado e menos mercado
Dejalma Cremonese, cientista político
Confira nas Notícias do Dia 20-11-2007
O cientista político Dejalma Cremonese, professor da Unijuí–RS, em artigo enviado à IHU On-Line, afirma que se, nos anos 1990, presenciamos a uma onda que pregava o afastamento do Estado das funções e do gerenciamento dos serviços públicos, agora pede-se que o Estado volte e cumpra sua função social.

“Há quem negue a questão racial”
Joel Rufino dos Santos, historiador
Confira nas Notícias do Dia 20-11-2007
Na avaliação de Joel Rufino dos Santos, historiador, escritor e professor de Letras da UFRJ, em entrevista publicada no jornal O Estado de S. Paulo, 20-11-2007, se, por um lado, o Brasil avançou no tratamento da questão racial com a implementação de políticas públicas, por outro o País vive um recuo no debate intelectual que cerca o tema.

A esquerda em debandada
José Vidal-Beneyto, filósofo e sociólogo

Confira nas Notícias do Dia 21-11-2007
Em artigo para o jornal El País, 17-11-2007, Vidal-Beneyto debate a inflexão da esquerda e de alguns de seus autores ao assumirem os valores da modernidade e pós-modernidade. O texto soma-se a uma série de artigos do filósofo e sociólogo espanhol, publicados nas Notícias do Dia, em que discute a ‘direitização’ da Europa.

O cardeal e a fé: a tentação do ateísmo
Carlo Maria Martini, cardeal jesuíta

Confira nas Notícias do Dia 21-11-2007 
O arcebispo emérito de Milão Carlo Maria Martini, cardeal jesuíta, em artigo publicado no jornal Corriere della Sera, 16-11-2007, afirma que há uma voz em cada um de nós que nos impele a duvidar de Deus.

O lobby de católicos na Conferência Nacional de Saúde
Luiz Alberto Gómez de Souza, sociólogo
Confira nas Notícias do Dia 21-11-2007 
Comentando a pressão de setores católicos pela rejeição de uma moção sobre a interrupção voluntária da gravidez na 13ª Conferência Nacional de Saúde, Luiz Alberto Gómez de Souza, sociólogo e ex-funcionário das Nações Unidas, como leigo católico, manifesta a sua desconformidade destes setores da Igreja em artigo que enviou à IHU On-Line.

Ministério da Saúde culpa Igreja por derrota na CNS
Adson França, diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério da Saúde

Confira nas Notícias do Dia 21-11-2007
O diretor do Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas do ministério da Saúde Adson França afirma, em entrevista a Terra Magazine, 20-11-2007, que a Igreja demonstrou uma capacidade de articulação surpreendente e critica duramente a postura da Igreja em relação às políticas de planejamento familiar.

Kurusu Ambá. Meias verdades e mentiras inteiras
Egon Heck, coordenador do CIMI-MS

Confira nas Notícias do Dia 21-11-2007
O coordenador do CIMI-MS Egon Heck , em artigo enviado à IHU On-Line, escreve que a Anistia Internacional está realizando uma campanha pelo fim da violência contra os Kaiowá-Guarani de Nhanderu Marangatu. E afirma que cartas do mundo inteiro estão sendo enviadas às autoridades cobrando medidas imediatas. Para ele, esse exemplo servirá de estímulo à solidariedade à comunidade de Kurusu Ambá, novamente jogada à beira da estrada.

A excitação do desenvolvimento e os povos indígenas
Jânio de Freitas, jornalista

Confira nas Notícias do Dia 22-11-2007
Segundo o jornalista Jânio de Freitas, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 22-11-2007, a vastidão de miséria negra e branca que está por toda parte no Brasil, como destino de pelo menos um quarto da população, é o curso normal de uma história - a da “civilização brasileira” - da qual os indígenas não poderiam escapar.

Impostos no Brasil. Opção preferencial pelos pobres
Fábio Konder Comparato, professor
Confira nas Notícias do Dia 22-11-2007
Na opinião de Fábio Konder Comparato, professor titular aposentado da Faculdade de Direito da USP, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 22-11-2007, Comparato afirma que o Brasil fez nesse particular uma opção preferencial pelos pobres: 70% da massa de impostos e assimilados são indiretos, vale dizer, regressivos e transmissíveis ao consumidor final.

Japão: o emprego vitalício já não existe mais
Masahiro Yamada, sociólogo
Confira nas Notícias do Dia 23-11-2007
Na definição do sociólogo Masahiro Yamada, professor na Universidade Gagukei em Tóquio, o Japão tem uma nova classe social: os solteiros parasitas. Segundo o sociólogo, em entrevista para o La Vanguardia, 20-11-2007, muitos desses jovens não têm expectativas de futuro e ainda conseguem suportar a pressão econômica e social porque vivem na casa dos pais.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição