Edição 243 | 12 Novembro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Genética, confidencialidade e ética
Volnei Garrafa, professor na UnB

Confira nas Notícias do Dia 05-11-2007
O professor e coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da Universidade de Brasília Volnei Garrafa, em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 05-11-2007, constata que as seguradoras ameaçam não cobrir as despesas médicas de uma criança cuja mãe tenha sido alertada de que um dia o filho seria vítima de problema genético. Segundo ele, a ética é um dos melhores antídotos contra qualquer forma de autoritarismo e tentativa de manipulação.

"Apenas substituímos armas dos EUA"
Alberto Müller Rojas, general venezuelano
Confira nas Notícias do Dia 05-11-2007
Um dos principais conselheiros militares do presidente Hugo Chávez nos últimos anos, o general Alberto Müller Rojas, diz, em entrevista publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, 05-11-2007, que as recentes compras de armas feitas pela Venezuela foram a solução para o embargo imposto pelos EUA e seguem a lógica de uma guerra assimétrica defensiva.

Empresa socialmente responsável? É uma farsa.
Robert Reich

Confira nas Notícias do Dia 06-11-2007
Na opinião do ex-secretário do Trabalho de Bill Clinton Robert B. Reich, as empresas só existem para dar lucro. Em entrevista para a revista Exame, de 07-11-2007, ele diz que o movimento de responsabilidade corporativa é uma farsa. E comenta que há 35 anos era possível que uma companhia fosse socialmente responsável porque seus presidentes tinham muita autonomia. Hoje, eles não têm mais.

Os antecedentes da crise do gás
Janio de Freitas, jornalista

Confira nas Notícias do Dia 06-11-2007
Em artigo publicado no jornal Folha de S. Paulo, 06-11-2007, o jornalista Janio de Freitas fala sobre a crise do gás, sobre as conturbadas relações entre Brasil e Argentina e escreve que, além de uma equivocada pressão de Lula sobre a Petrobras, daí resultando a causa mais imediata da súbita falta de gás, esta crise complicada e ameaçadora tem antecedentes que valem como uma radiografia do governo.

O caso do padre Christian von Wernich. A Igreja utiliza 'réguas' diferentes
Washington Uranga, jornalista
Confira nas Notícias do Dia 07-11-2007
O jornalista Washington Uranga, em artigo para o Página/12, 05-11-2007, afirma que até o momento a Igreja argentina e o Vaticano não se pronunciaram sobre o afastamento do padre Christian von Wernich condenado pelo apoio e prática de tortura durante a ditadura argentina. Uranga destaca que a Igreja age com critérios diferentes quando se trata de punir religiosos.

Aquecimento da Terra. Não há prova científica que seja influenciado pelo homem
José Carlos Azevedo, físico brasileiro
Confira nas Notícias do Dia 07-11-2007
Na opinião de José Carlos Azevedo, doutor em Física pelo MIT e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), em artigo publicado no jornal O Estado de S. Paulo, 07-11-2007, o aquecimento da Terra é real, lento e não há comprovação científica de que seja irreversível ou influenciado pelo homem.

As florestas estão perdendo a capacidade de absorção de CO2
Steve Connor
Confira nas Notícias do Dia 09-11-2007
Steve Connor, editor de Ciência do jornal inglês The Independent, diz que as grandes florestas do hemisfério Norte correm perigo de se converter em gigantescos emissores de dióxidos de carbono em vez de atuarem como equilíbrio das emissões de gases de efeito estufa.

Lutero hoje, 490 anos depois da Reforma
Walter Altmann
Confira nas Notícias do Dia 09-11-2007
De acordo com o pastor Walter Altmann, presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e doutor em Teologia, Lutero é uma figura histórica que marcou a transição do período feudal para a modernidade. A entrevista foi concedida ao jornal Valor, em 09-11-2007, em comemoração aos 490 anos da Reforma Protestante.