Edição 243 | 12 Novembro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Essa editoria veicula notícias e entrevistas que foram destaques nas Notícias do Dia do sítio do IHU. Apresentamos um resumo delas, que podem ser conferidas, na íntegra, na data correspondente.

O impacto ambiental do consumo de carne
Sérgio Greif, biólogo e Sonia Montaño, jornalista

Confira nas Notícias do Dia 05-11-2007
O biólogo e mestre em nutrição Sérgio Greif, coordenador do Departamento de Meio Ambiente da Sociedade Vegetariana Brasileira, adepto do vegetarianismo desde os cinco anos, fala do impacto ambiental que o consumo de carne produz, das dificuldades que passou para tornar-se vegetariano e sobre os direitos dos animais. Complementando a entrevista, a jornalista e mestre em comunicação Sonia Montaño deu um depoimento sobre a forma como aderiu ao vegetarianismo.

O homem, as máquinas e o futuro
João Camillo Penna, professor

Confira nas Notícias do Dia 06-11-2007
O professor e doutor em Literatura Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) João Camillo Penna fala sobre a dependência e independência do homem em relação às tecnologias, das nanotecnologias e tecnociências como utopias e distopias desenvolvidos no mundo contemporâneo e as diferenças entre o homem e as máquinas.

As mudanças do jornalismo ambiental
Wilson da Costa Bueno, professor
Confira nas Notícias do Dia 07-11-2007
Wilson Bueno, professor da Universidade Metodista de São Paulo e diretor executivo da Contexto Comunicação e Pesquisa, fala sobre o desenvolvimento científico e teórico em relação ao jornalismo ambiental no Brasil, de como deseja mudar a forma como o País trata a prática e de como a questão do meio ambiente deveria ser tratada pela mídia brasileira.

Desigualdades e direitos hoje
Antonio Cattani, economista

Confira nas Notícias do Dia 08-11-2007
“São vários os motivos que fazem com que os ricos permaneçam ao abrigo da análise crítica. O mais forte é a estratégia de ocultação das verdadeiras magnitudes da riqueza concentrada”, afirmou o professor Antonio Cattani. Ele aborda a questão da contradição do Direito em relação ao meio ambiente, ao trabalho e à pobreza.

“A missão gera solidariedade”
Irmã Marián Ambrósio

Confira nas Notícias do Dia 09-11-2007
Para Marián Ambrósio, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil – CRB, “sem dúvida, o grande desafio do triênio será avançar ao encontro das juventudes, a aprender a converter nossa linguagem, nossa metodologia, nossas formas de encontrar...”. Ela destaca que o Projeto de Solidariedade entre as Igrejas do Brasil e do Timor Leste é, sem dúvida, o sinal mais expressivo do rosto missionário além das fronteiras do povo de Deus.