Edição 242 | 05 Novembro 2007

Destaques On-Line

IHU Online

Entrevistas e artigos que foram Publicados nas Notícias do Dia do sítio do IHU (www.unisinos.br/ihu)

Argentina: a hora das mulheres
Luiz Alberto Gómez de Sousa, sociólogo

Confira nas Notícias do Dia 30-10-2007
Em artigo publicado pela Agência Carta Maior, 29-10-2007, o sociólogo Luis Alberto Gómez de Sousa, diretor do Programa de Estudos avançados em Ciência e religião da Universidade Candido Mendes, comentando a eleição de Cristina Kirchner pergunta: “que tal uma mulher presidente do Brasil em 2010?”. E sugere o nome de Dilma Roussef.

“Caso Syngenta uniu o atrasado e o moderno”
Bernardo Mançano, geógrafo

Confira nas Notícias do Dia 31-10-2007
Bernardo Mançano, doutor na área de Geografia, diz que ficou impressionado com a execução de Valmir Mota de Oliveira, o Keno, militante da Via Campesina e do MST, na área de experimentos ilegais da Syngenta, que contratou milícia armada para enfrentar os trabalhadores rurais. Ele fala sobre o caso em uma entrevista que se encontra no sítio do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, 30-10-2007.

O islamismo já é uma religião européia’
Entrevista com Tariq Ramadan
Confira nas Notícias do Dia 01-11-2007
Admirado pelos jovens árabes que moram nos subúrbios de Paris, visto com desconfiança por funcionários e legisladores europeus, que o vêem como uma ameaça, Tariq Ramadan se converteu na voz mais audaz da intelectualidade muçulmana. Ele adverte que a imigração árabe provocará “a renovação do islamismo” mas, antes, a “islamização da Europa”. A entrevista foi publicada no jornal argentino Clarín, 27-10-2007.

Um novo ciclo. O agronegócio
Artigo de Marcio Pochmann

Confira nas Notícias do Dia 01-11-2007
Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em artigo publicado no jornal Valor, 1-11-2007, afirma que o Brasil precisa constituir uma empresa pública de agroenergia.