Edição 241 | 29 Outubro 2007

Frases da Semana

close

FECHAR

Enviar o link deste por e-mail a um(a) amigo(a).

IHU Online

Síntese das frases publicadas diariamente nas Notícias do Dia no sítio do IHU.

CPMF

“Se o Senado não aprovar a prorrogação da CPMF, estamos perdidos" - Guido Mantega, ministro da Fazenda - O Estado de S. Paulo, 23-10-2007.

 “Quando o governo sabe que pode negociar e prefere simular (ou provocar) o fim do mundo, vem uma suspeita: a votação da CPMF é o ensaio para a aprovação de outra emenda constitucional, aquela que dará a Lula a capacidade de disputar o terceiro mandato” – Elio Gaspari, jornalista – Folha de S. Paulo, 24-10-2007.

“Foi um troca-troca deslavado entre governo, PT e PSDB: salvaram a cabeça do tucano Eduardo Azeredo pela aprovação da CPMF” - Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-10-2007.

“Tião Viana cresceu no vácuo, pois a bancada do Senado está abalada pela falta de rumo de Mercadante e pelo excesso de governismo de Ideli Salvatti e de independência de Suplicy. E cresceu na direção da oposição. Tem bom diálogo com os tucanos desde o governo FHC e foi o articulador das conversas com o PSDB sobre Azeredo-CPMF” - Eliane Cantanhêde, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-10-2007.

“A CPMF não é o pior imposto do país. Tem a vantagem de oferecer pistas de parte do dinheiro sujo do país, como caixinhas variadas e sonegações de senadores” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-10-2007.

"Demos" e tucanos, como se sabe, são descarados. Sempre defenderam a CPMF quando isso interessou ao governo deles” – Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-10-2007.

“A CPMF é cerca de 4% da arrecadação nacional de impostos e contribuições. Isto é, cerca de 96% do caixa nacional de tributos passa em branco pelos senadores e deputados” - Vinicius Torres Freire, jornalista – Folha de S. Paulo, 25-10-2007.

“O PSDB está louquinho para aprovar a CPMF. precisa ter um discurso. É isso que nós temos de providenciar” - governista envolvido nas conversas com o PSDB segundo Renata Lo Prete, jornalista – Folha de S. Paulo, 28-10-2007.


Fantástico

“Nós devemos agora investir em indústria, construção, energia e transportes. O Brasil é muito importante para nós: 30% do banco Santander está aqui” - Emilio Botín, presidente mundial do banco Santander – Folha de S. Paulo, 23-10-2007.

“O Brasil é um país fantástico, com bancos fantásticos, empresários fantásticos. E teve o privilégio de contar com dois presidentes fantásticos: Fernando Henrique Cardoso e Lula, que é uma figura sensacional. Eu o conheci em 2002, num escritório em SP. Era Lula, uma mesa e nada mais. E o [Antônio] Palocci já estava lá! O Brasil é incrível. Conversei ainda hoje por telefone com o Miguel Jorge [ministro do Desenvolvimento] que estava no avião do Lula, vindo de Angola para cá. O mundo ainda não descobriu o Brasil” -  Emilio Botín, presidente mundial do banco Santander – Folha de S. Paulo, 23-10-2007.


Drogas

 “É o garoto de elite, são jovens homens brancos solteiros de alta renda que vivem nas capitais do Sudeste e freqüentam instituição privada de ensino: 62% da classe A” – Marcelo Néri, economista da FGV, traçando o perfil do consumidor de drogas do país – O Estado de S. Paulo, 24-10-2007.


Sacrifícios

“O Rio chegou a um ponto que infelizmente exige sacrifícios. Sei que isso é difícil de aceitar, mas, para acabarmos com o poder de fogo dos bandidos, vidas vão ser dizimadas” – José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio de Janeiro – Veja, desta semana.


Capitão Nascimento

 “Talvez para uma parte da população, o Rio precise do Capitão Nascimento, e é isso que me incomoda no filme. Ele representa a vingança” - Hugo Carvana, diretor de cinema – O Estado de S. Paulo, 24-10-2007.

“Eu considero o capitão Nascimento um herói” – José Mariano Beltrame, secretário de Segurança do Rio de Janeiro – Veja, desta semana.


Moda

“Ser da moda é já estar fora de moda” – Roberto Capucci, artista e considerado o ‘menino prodígio’ da moda italiana – La Repubblica, 24-10-2007.


Pícaro

"Nunca mais na história deste país o pícaro e o trágico deverão apresentar-se em nome da esquerda, na face mais visível de um governo cujo principal partido que o sustenta se originara em tantas e autênticas lutas sociais e políticas" - Ricardo Antunes, professor da Unicamp - Folha de S. Paulo, 26-10-2007.


Bergoglio

“A oposição argentina tem somente um quadro importante, mas que está na sombra e não pode ser candidato: Jorge “Cardeal” Bergoglio. É o chefe da oposição espiritual da oposição” - Miguel Bonasso, escritor e jornalista argentino, candidato a deputado, apoiando Cristina Kirchner como candidata à presidência nas próximas eleições – Página/12, 24-10-2007.


EUA

“No passado, na disputa de Kennedy contra Nixon, em 1960, até o governo JK torcia pelo democrata, esperando que ele apoiasse a Operação Pan-Americana. Hoje, ninguém acredita que vá fazer muita diferença para nós quem estiver na Casa Branca a partir de 2009” – Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap – Folha de S. Paulo, 28-10-2007.

“Enquanto a China e a Ásia mantiverem altos os preços e a demanda por commodities, a América Latina não precisa dos EUA, mercado saturado para esses produtos” – Rubens Ricupero, diretor da Faculdade de Economia da Faap – Folha de S. Paulo, 28-10-2007.

Últimas edições

  • Edição 552

    Zooliteratura. A virada animal e vegetal contra o antropocentrismo

    Ver edição
  • Edição 551

    Modernismos. A fratura entre a modernidade artística e social no Brasil

    Ver edição
  • Edição 550

    Metaverso. A experiência humana sob outros horizontes

    Ver edição